A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Colunistas da Rádio Vermelho

Urariano Mota: Cunha, agora, vale menos que antes do impeachment

O pernambucano Urariano Mota, em sua coluna Prosa, Poesia e Política desta sexta-feira (4), na Rádio Vermelho analisa o comportamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) desde a sua eleição para a presidência da Câmara. “Pelo histórico da sua ficha criminal, Eduardo Cunha é um chantagista de mérito indiscutível”.

Urariano Mota: Miró, um poeta do povo do Recife

A Bienal do Livro de Pernambuco, que ocorre de 2 a 15 de outubro, homenageia os autores Ascenso Ferreira, Luzilá Gonçalves e Miró. É sobre este último que o escritor pernambucano, Urariano Mota, fala na sua coluna na Rádio Vermelho.

Urariano Mota: 10 anos sem Ronald Golias

Nesse domingo (27), a morte do humorista Ronald Golias completa 10 anos. A data é lembrada pelo escritor pernambucano Urariano Mota, na sua coluna semanal Prosa, Poesia e Política.  

Urariano Mota: Apelo para Soledad Barrett no teatro brasileiro

Na coluna semanal Prosa, Poesia e Política, o escritor pernambucano Urariano Mota fala sobre o espetáculo teatral “Soledad – A terra é fogo sob nossos pés”. A peça recupera a vida e a luta da militante paraguaia que viveu no Brail durante a ditadura militar e foi entregue à repressão pelo marido, o Cabo Anselmo. Soledad estava grávida quando foi assassinada junto a outros cinco companheiros, no que se convencionou chamar “O massacre da granja São Bento”.

Urariano acusa mentira e preconceito na prática de Jarbas Vasconcelos

Na sua coluna semanal na Rádio Vermelho, o escritor e jornalista pernambucano Urariano Mota criticou recentes declarações do seu conterrâneo, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) sobre o programa Bolsa Família. Em entrevista a uma rádio local, o peemdebista afirmou que o programa de transferência de renda tira gente da escola e faz com que as pessoas não queiram mais trabalhar. Urariano rebate a declaração com dados e acusa o parlamentar de destilar preconceito de classe.

 Urariano Mota: Albertim, presente!

A Companhia Editora de Pernambuco está lançando o livro " Conspiração no Guadalupe", do escritor, jornalista e militante Marco Albertim, falecido em abril deste ano. Amigo e companheiro de ofício do autor, Urariano Mota aproveita a ocasião para prestar uma homenagem.

 Urariano Mota: Albertim, presente!

 A Compnahia Editora de Pernambuco lança, neste sábado (6), o livro " Conspiração no Guadalupe", do escritor, jornalista e militante Marco Albertim, falecido em abril deste ano. Amigo e companheiro de ofício do autor, Urariano Mota aproveita a ocasião para prestar uma homenagem.

Urariano Mota: Procura-se o Procurador-Geral

O jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota, em sua coluna Prosa, Poesia e Política, falou sobre os depoimentos da Operação Lava Jato que agitaram o cenário político nacional nesta semana, em especial o depoimento do Procurador Geral da República, Ricardo Janot.

Urariano Mota: Dilma e a seca humana em Cabrobó

O jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota, em sua coluna Prosa, Poesia e Política, fala sobre a chegada de água com as obras de transposição do Rio São Francisco numa das regiões mais secas do Brasil, Cabrobó (PE). Urariano também questiona a postura da grande mídia que não faz a cobertura que deveria para um acontecimento desse porte.

Urariano Mota: Fidel Castro nos seus 89 anos

Nesta quinta-feira (13) em que se comemoram os 89 anos de nascimento de um dos maiores revolucionários da história, Fidel Castro, o jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota faz um especial em sua coluna Prosa, Poesia e Política em homenagem ao comandante cubano.

Urariano Mota: José Dirceu, Alice no país das maravilhas e Hiroshima

O jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota, em sua coluna Prosa, Poesia e Política, faz uma reflexão sobre a atual crise política que vivemos e quais as verdadeiras intenções com a nova prisão de José Dirceu. Na oportunidade, ele também fala sobre acontecimentos que ficaram marcados na história nesta primeira semana de agosto, como os 70 anos das bombas atômicas lançadas pelos EUA no Japão.

Urariano Mota: O que Machado de Assis falou do juiz Sérgio Moro 

Nesta sexta-feira (31), em sua coluna semanal Prosa, Poesia e Política, o escritor Urariano Mota, sempre certeiro na tinta e no tom, volta a falar sobre a atuação do juiz Sérgio Moro na chamada Operação Lava Jato. Em uma crônica de tirar o chapéu, nosso colunista coloca em diálogo o grande escritor Machado de Assis e o juiz Sérgio Simão Moro Bacamarte.

1 2 3 12