Em sua mensagem pelo Brasil, o líder revolucionário do Vietnã teve contato com líderes sindicais dos marinheiros.
.
A guerra de resistência contra a agressão americana pode ainda se prolongar. Nossos compatriotas poderiam ter que consentir em novos sacrifícios em bens e vidas humanas. Ainda que assim seja, devemos estar determinados e combater o agressor americano até a vitória total.
Um olhar retrospectivo e prospectivo sobre as últimas 3 décadas
Na última quinta-feira (25) o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, recebeu o líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong Un, na Ilha de Russki, diante do Porto de Vladivostok, dizendo que “precisamos restaurar o poder do direito internacional, voltar ao modelo no qual o direito, e não a lei do mais forte, determine a situação do mundo”.
A Câmara dos Deputados realizou, na última quarta-feira (21), o Seminário "Política Externa, Defesa e Inteligência na projeção Internacional do Brasil" com a participação de parlamentares, diplomatas, militares e estudiosos dos temas em discussão.
Diante das ameaças e desqualificações perpetradas pelo presidente eleito do Brasil, Jari Bolsonaro, o Governo da República de Cuba foi obrigado a suspender a participação de médicos cubanos no Programa Mais Médicos. Este programa foi assinado entre Cuba e o Brasil sob o patrocínio da Organização Pan-Americana de Saúde, que faz parte do Sistema das Nações Unidas, instituído no final da década de 40 do século passado, logo em seguida à fundação da ONU.
Na sexta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que seu país sairá do Acordo sobre Armas Nucleares de alcance Intermediário, assinado em 1987 entre o então presidente dos EUA Ronald Reagan, e o ex-presidente da URSS, Mikhail Gorbatchev.
"Os chineses se propõem como protagonistas da construção de uma “comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, com mais países, mais regiões e organizações participando de um mundo melhor, com novos níveis de desenvolvimento político e econômico e social neste início do século XXI".
A professora Emérita da USP e filosofa Marilena Chauí — ex secretária municipal de Cultura de São Paulo durante a gestão Luiza Erundina (1989-1992) — participou no último dia 14 de setembro de um seminário internacional patrocinado pela Fundação Perseu Abramo onde se debateu as "Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar".