A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Odair Rodrigues

É professor de língua e literatura no Estado do Paraná, web cronista, poeta, e militante da Unegro e do PCdoB.  Autor do blog Ruminemos: http://ruminemos.blogspot.com
Software livre é soberania política

“Era seu destino perecerem, quando a cidade cincundasse o grande cavalo de madeira…para trazer aos Troianos a morte e o destino.”
A Odisseia – Homero
 

A necessária desprivatização da palavra

Após a conclusão do segundo turno, paralelamente à discussão da composição do governo Dilma, os meios de comunicação também devem ser discutidos amplamente pela sociedade.

A necessária desprivatização da palavra

Após a conclusão do segundo turno, paralelamente à discussão da composição do governo Dilma, os meios de comunicação também devem ser discutidos amplamente pela sociedade.

A elite vive um surto de demofobia

Sabemos que existe em S. Paulo uma corrente separatista que prefere a ocupação extrangeira à evolução do Brasil (…). Oswald de Andrade e Pagu – O Homem do Povo, n° 1, março 1931

Serra e seu colonialismo linguístico

*

Antígona e o governo Lula

Cinco eleições diretas, sete presidentes empossados e 26 anos após o fim do golpe de 1964 e ainda se teme enfrentar os criminosos do regime? Em nome de quê? De uma estabilidade política que já não é construída nas salas do SNI?

Serra e a diplomacia indesejável

Em artigo intitulado “Visita indesejável” publicado na Folha de São Paulo, 23/11/2009, o governador José Serra ataca a recente atuação diplomática do Brasil e a opção pela soberania no cenário internacional.

Hoje é dia do espelho negro

Entre as várias violências sofridas por nós, afrodescendentes brasileiros, está o apagamento de nossas identidades. É assim mesmo no plural; identidades porque são muitas nossas origens.

Os três poderes do PIG: o legislativo

O legislativo é o mais atacado entre os três poderes republicanos que as fami(g)lias frias, mesquita, civita, marinho e seus repetidores insistentemente procuram usurpar.
A julgar pelos editoriais, ora vivemos em uma terra sem leis, ora com leis demais e os integrantes do PIG passam então a propor a reforma do modelo constitucional.

Os três poderes do PIG: o judiciário

As fami(g)lias marinho, frias, mesquita, civita e repetidores, doravante escritas com letras minúsculas para fazer jus à estatura de seu "jornalismo", sofrem de intensa síndrome de Luís XIV, monarca francês que proferiu a famosa frase – Eu sou a Lei, eu sou o Estado; o Estado sou eu – (Je souis la Loi, Je souis l'Etat; l'Etat c'est moi).

Os educadores também embrutecem

Quando ouvimos que o trabalho embrutece, nossa memória geralmente elenca ofícios manuais. Dificilmente alguém pensa no trabalho relacionado à educação como fonte de embrutecimento pessoal. O corpo, as relações pessoais e o intelecto são afetados pelo volume de trabalho nas unidades de educação, sejam escolas, sejam setores administrativos.

1 2