A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Mazé Leite

* Artista plástica, bacharel em Letras-USP, membro do Ateliê Contraponto de Arte Figurativa.
Como pintar um quadro de 11 mil euros

 Neste final de semana, às vésperas das eleições municipais, fui assistir ao filme “Intocáveis”, dos diretores franceses Eric Loredano e Olivier Nakache.

Bienal de Arte num dia de sol quente

 Vidro soprado. Cópia de cabeça. Fios elétricos. Aros de rodas de bicicletas. Fotografias… Pedaços de pano velho. Pedaços de pau velho. Um penico de banheiro masculino. Fotografias… Rolos de barbante pendurados. Vídeos. Salas performáticas. Cordas penduradas. Fotografias… Pedaços de madeira usada. Restos de construção. Terra. Sacos de plástico. Fotografias… Papeis canson mil-teintes enrolados na parede. Serpentinas. Portas velhas. Fotografias…

Um poema de Maiakovski

Há quase um ano, Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois, me fez um convite: apresentar um projeto gráfico e fazer ilustrações para o poema "Vladimir Ilitch Lenin", do poeta russo Vladimir Maiakovski. O projeto era grande: pela primeira vez, o poema estava sendo traduzido diretamente da língua russa para a nossa língua portuguesa, por Zoia Prestes, pedagoga e tradutora brasileira com formação acadêmica em Moscou.

A sombra de Caravaggio

Em 1601, Caravaggio pintou a “Conversão de São Paulo” e a “Crucificação de São Pedro”, com um realismo chocante, como ele gostava. Em 1602-04, pintou o “Sepultamento de Cristo”, uma tela de 3 por 2 metros, que gerou dúvidas sobre se representava mesmo a crucificação ou o “funeral do chefe de uma tribo de ciganos”.

A sombra de Caravaggio – parte 4

Quanto mais Caravaggio amadurecia, mais reforçava os escuros dos quadros, diz Longhi.

A Sombra de Caravaggio 3 – O Revolucionário

Mas ele tinha que sobreviver e queria muito ser reconhecido como artista. Voltou-se para os temas religiosos, que não dominava muito, e pintou o quadro “Repouso na Fuga para o Egito” e “Madalena Arrependida”, também acusados de serem temas “parados”.

A sombra de Caravaggio II – Realismo, sua obsessão

Estudando suas primeiras obras, diz Roberto Longhi em seu livro Caravaggio, pode-se notar o que Caravaggio estava procurando. Desde seu início em Roma ele já tinha a ideia fixa em “uma pintura fiel à realidade”.

A sombra de Caravaggio – parte I

No pequeno povoado de Caravaggio, norte da Itália, ele nasceu em 28 de setembro de 1573. Era filho de um pedreiro, que trabalhava construindo as casas dos marqueses locais. Mas seus pais morreram quando ele era ainda pequeno.

Caravaggio e seus seguidores

O Museu de Arte de São Paulo – MASP – inaugura a partir desta quarta-feira, dia 1 de agosto, a
exposição “Caravaggio e seus seguidores”. Serão 7 pinturas do mestre do Barroco e mais 14 de alguns de seus seguidores, os chamados pintores caravaggescos. Esta mostra já passou por Belo  Horizonte, na Casa Fiat de Cultura.

A noite escura da alma de Oswaldo Goeldi

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, localizado no Parque do Ibirapuera, está apresentando a exposição “Oswaldo Goeldi: sombria luz”, trazendo a maior retrospectiva da obra do artista do Rio de Janeiro. São cerca de 200 trabalhos que vão dos anos 1920 até sua morte em 1961.

O bóson de Higgs e a arte pictórica

No princípio, uma singularidade criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo. Uma explosão inicial detonou a luz! E a luz foi feita. E tudo foi criado a partir de então.

1 2 3 4 5 6 8