A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Mazé Leite

* Artista plástica, bacharel em Letras-USP, membro do Ateliê Contraponto de Arte Figurativa.
É preciso festejar toda a Noite

Faltam poucos dias para o final deste ano difícil para o Brasil. Foi eleito um novo governo que ameaça todas as nossas vidas, de alguma forma. Um novo tempo sombrio parece se anunciar, como se atravessássemos uma bruma densa que nos leva à escuridão de uma longa noite.

Nenhum passo a menos na Cultura!

Nestes primeiros dias pós eleição presidencial em que as notícias nos apontam para dias muito nebulosos para o Brasil sob o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro, ainda não há definição sobre que rumos esse governo dará à área da Cultura em nosso país. Bolsonaro pouco falou no assunto em sua campanha. Mas seus arautos mais barulhentos vêm apontando dedos para a lei de incentivo à cultura, a Lei nº 8.313/91.

A Nona Sinfonia de Beethoven

O cineasta alemão Claus Wieschmann acaba de chegar ao Brasil, para captar imagens das atividades e do cotidiano dos jovens da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Ele começou a filmar um documentário a respeito do encantamento que as pessoas ao redor do mundo sentem ao ouvir a Sinfonia número 9, de Ludwig van Beethoven. Esse filme fará parte da comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor, que terá uma extensa programação entre 2019/ 2020.

Arte contra o fascismo. Arte contra a barbárie.

"Quanto mais Arte mais pontes entre as pessoas, mais pessoas melhores como pessoas, mais visão ampla (menos egoísmo), mais contemplação, mais reflexão, mais sabedoria".

Ateliê Contraponto, espaço de resistência

No dia 19 de março de 2014 foi inaugurado em São Paulo o Ateliê Contraponto de Arte Figurativa. Nove meses depois o resultado avaliado é muito positivo. O Ateliê Contraponto já deu os primeiros largos passos para conquistar seu espaço na arte paulistana, o que tende a crescer e transformar esse ateliê em um centro de referência artístico.

A Grande Onda de Hokusai no Grand Palais de Paris

Desde o dia 1º de outubro e até o dia 18 de janeiro de 2015 quem estiver em Paris poderá admirar de perto esta obra-símbolo do grande artista japonês Katsushita Hokusai (1760-1849), além de muitas outras. Bastante conhecida, esta obra-prima faz de seu autor o artista japonês mais conhecido ao redor do mundo.

Toulouse-Lautrec viveu para a arte

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monfa ou simplesmente Toulouse-Lautrec, é um pintor francês do final do século 19, que nasceu exatamente há 150 anos atrás, em 24 de novembro de 1864. Nasceu na cidade de Albi, localizada no sul da França, na região dos Pirineus. De família de antigos nobres, da linha dos condes de Toulouse, ele viveu entre os castelos Du Bosc e Celeyran.

Meu coração é vermelho

Quando criança, lá em Caruaru, Pernambuco, havia uma disputa folclórica em minha cidade em torno do Azul e do Vermelho, que eram dois cordões do Pastoril. É uma brincadeira de origem europeia, encenada sempre perto do natal.

Rocco Caputo, o pintor rebelde de Piracicaba

No momento em que escrevo este texto sobre o pintor Rocco Antonio Caputo, estamos em plena campanha para as eleições presidenciais brasileiras. À esquerda, a candidatura de Dilma Rousseff que deve se eleger pela segunda vez para continuar mudando o Brasil. Ao lado da direita, a candidatura neoliberal de Aécio Neves, que se alia a representantes do que há de mais conservador em nosso país.

A política e os artistas

A força das ideias gera a história, movimenta os povos, muda sistemas. Nas artes, inúmeros artistas não ignoraram o que aconteceu em seu próprio tempo, criando obras que foram testemunhos históricos e ao mesmo tempo marcos estéticos de suas épocas. Há relação, portanto, entre arte e política.

Lise Forell: Uma vida para a arte

O Ateliê e Galeria Contraponto homenageiam a artista plástica Lise Forell com uma exposição de pinturas que marcam seus 90 anos de vida dedicados à arte. Com curadoria de Claudinei Roberto, a exposição constará de cerca de 25 pinturas realizadas em diversas fases da vida desta artista de origem theca. A abertura será no próximo dia 20 de setembro, sábado, a partir das 16 horas, com entrada livre.

Tate Britain expõe William Turner

Quando Turner tinha 60 anos de idade, em abril de 1835, visitou a Dinamarca, a Alemanha e a Holanda. No ano seguinte, foi para a França e Suiça, e em seguida Alemanha de novo, mais a Bélgica e a Itália. Sempre foi um incansável viajante e explorava a Europa como explorava suas pinturas: sozinho, fisicamente fragilizado e desenhando sempre.

1 2 3 8