A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Madalena Guasco

Professora Titular na PUC-SP
Lindo movimento

O movimento de ocupação das escolas públicas paulistas pelos alunos e professores, é um dos mais belos movimentos dos últimos tempos.

 As transformações da educação superior nos últimos 12 anos no Brasil

Quando derrubamos a ditadura militar, em meados da década de 1980, apenas 11% dos jovens de 18 a 24 anos estavam na educação superior. Durante a década de 1990, as instituições de educação superior pública passaram por enormes dificuldades, diminuindo inclusive o seu montante.

A educação e a luta contra os retrocessos do neoliberalismo

Durante toda a década de 1990, o projeto neoliberal foi implementado no Brasil. Nosso país e nosso povo sofreram com a ação de um projeto agressivo, que trouxe o retrocesso econômico, político e social.

Sindicalismo e política em (re)construção

Não é de hoje que o movimento sindical brasileiro se constitui como um dos principais atores políticos do país. Na verdade, isso remonta ao fim do século XIX e início do século XX. 

A luta ideológica na construção de políticas públicas em educação

Os estudos de política educacional tendem a tomar três formas: a de desenvolvimento de modelos analíticos através dos quais as políticas podem ser analisadas e interpretadas; a análise de um conjunto de questões relacionadas às políticas; e a análise crítica de políticas específicas. No Brasil, a pesquisa sobre políticas educacionais vem se configurando como um campo distinto de investigação em educação e vem buscando sua consolidação.

Plano Nacional de Educação: uma conquista do movimento social

O Plano Nacional de Educação (PNE) que, depois de tramitar por três anos e meio, aguarda a sanção presidencial para enfim chegar às mãos da sociedade, após a aprovação final do Plenário da Câmara concluída nesta semana, foi construído pelas mãos dessa própria sociedade.

Educação brasileira: mudam-se os anos, permanecem as perspectivas

No fim de novembro deste ano, o IBGE divulgou sua Síntese de Indicadores Sociais – a qual traça um quadro do acesso dos cidadãos aos direitos essenciais assegurados pela Constituição – e, de uma forma geral, detectou avanços significativos, incluindo no acesso à educação.