A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Leandro Alves

Leandro Alves é Bacharel em Ciências Jurídicas, pesquisador marxista com ênfase na área do Direito.
O direito como síntese das relações sociais

O direito é um fenômeno social, portanto não pode ser buscado longe da sociedade, longe das relações sociais. Dessa forma, ao tentarmos compreender o que é o fenômeno jurídico devemos buscar entendê-lo dentro de um processo histórico construído pela experiência humana.

Crítica ao Positivismo Jurídico

Numa sociedade complexa social e institucionalmente – onde as diversas formas de contradições sociais ganham caráter estrutural –, não podemos prescindir de meios de mediação das relações sociais. O direito é o instrumento que cumpre essa função. O direito realiza a mediação entre as diversas manifestações das relações sociais.

O papel político do direito

Solidariedade, uma bandeira de todos

Lembremos de Lênin

I Congresso de Direito e Marxismo

Fortalecimento da nação e a luta anti-imperialista

O capitalismo não conseguiu resolver os problemas da humanidade – isso é fato. Então a necessidade histórica do Socialismo é mais forte hoje no mundo. Entretanto, a correlação de forças que resultou do fim do bloco socialista não permite a sua realização a curto ou médio prazo. No curso da luta política devemos ter essa premissa básica bem presente para não construirmos uma perspectiva Socialista baseada num “castelo de cartas”.

Os movimentos sociais e o desenvolvimento da nação

Um dos grandes legados da “Era Lula”, entre tantos que podem ser destacados, foi o retorno do debate acerca do desenvolvimento nacional. Nunca se debateu tanto sobre esse assunto desde a redemocratização. Mesmo a grande mídia, que buscou incessantemente desconstituir esse governo, teve que participar desse debate, claro que foi com uma visão dependente – traço característico de parte de nossa elite nacional.

1 2