A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

João Paulo

Deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e primeiro presidente da CUT Pernambuco. Eleito quatro vezes deputado estadual e depois prefeito do Recife  sendo reeleito em 2004. Foi deputado federal e ex-superintendente da Sudene. Economista, professor e ex-metalúrgico. Atualmente é candidato a prefeito de Olinda.
Derrotar a extrema-direita

Caso a vitória de Joe Biden se confirme, o recado terá sido dado à extrema-direita, que tem Trump como um de seus pilares

A vida como valor supremo

A crise pode nos levar a um futuro de mais bem-estar social, igualitário e verde, capaz de voltar a valorizar a vida, mesmo depois do trauma da pandemia do coronavírus.

Lockdown é possível

.

Ficar em casa e lutar pela saúde

O quadro neste momento é de grave risco, em que a curva da Covid19 não mostra sinais de achatamento em face do desrespeito à quarentena.

Brasil envenenado e a agroecologia

Quero alertar sobre um dos maiores problemas que estamos enfrentando e que pode piorar: o cuidado com a nossa saúde e com a nossa alimentação. O Brasil está envenenado. Literalmente.

Delírio e ignorância no caos cultural

O ataque à arte e à cultura deflagrado pelo governo Bolsonaro não é um ataque comum. A investida vem acompanhada de delírio e ignorância, num acesso de insanidade jamais visto; um grande espetáculo de preconceito e mentiras protagonizado pelos próprios gestores dessa área – ou pelo que restou dela.

Por João Paulo*

Os comunistas se preparam para derrotar novamente o fascismo

Há 97 anos, os comunistas brasileiros são tudo o que o fascismo que, por ora, governa o Brasil, tem aversão: justiça social, pluralismo político, tolerância ideológica, respeito às múltiplas religiosidades, combate à fome, à pobreza e às desigualdades; riquezas distribuídas a todo o povo e soberania nacional. Por isso, os comunistas foram atacados por todas as versões de ultradireita desde que o PCdoB foi fundado, em 1922.