A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

G. Parron

Jornalista por causa do futebol. Atacante que costuma cair pela esquerda.
O melhor e o pior da primeira fase da Copa do Mundo

Acabou a primeira fase da Copa do Mundo. Os 48 jogos disputados até agora trouxeram muitas surpresas, decepções, polêmicas, belos lances e, principalmente, gols. Também serviram para definir os oito confrontos do mata-mata que começa amanhã. O primeiro dia sem jogos desde 12 de junho serve para fazer um balanço do que aconteceu de melhor e pior nessas duas semanas. Sem ordem específica, aí estão os destaques positivos e negativo do Mundial até o momento.

Pitacos sobre a estreia brasileira na Copa

Após sete anos de muita espera, debates, palpites e especulações, a Copa do Mundo no Brasil finalmente começou. O time da casa fez valer o apoio da torcida na Arena Corinthians e (com ajuda do juizão japonês) e conseguiu superar o bom time da Croácia por 3 a 1. Houve pontos positivos e negativos no primeiro jogo do Mundial. Vamos a eles:

20 palpites aleatórios sobre a Copa do Mundo

Vai ter Copa. Ainda bem. O torneio mais legal do esporte está muito perto de começar. Tem gente que preferia investimento em outras coisas, mas, para quem gosta de futebol, não dá para pedir uma competição com mais emoção e relevância histórica. São 30 dias que criam mitos, fabricam vilões e mobilizam o mundo. Para entrar no clima do Mundial, aí estão 20 palpites aleatórios sobre o que pode acontecer na competição mais importante do planeta.

O legado do Atlético de Madrid

Quando Pep Guardiola assumiu o Barcelona em 2008 e, logo em seu primeiro ano, levou o time aos títulos dos seis torneios que disputou, o mundo da bola ficou boquiaberto, impressionado com uma equipe que dominava o adversário que fosse, que tinha a bola nos pés e deixava o rival correndo atrás dela por 90 minutos.

Escalando a Espanha

Nesta semana, as últimas seleções divulgaram suas convocações e já se pode ter uma ideia de quem virá para a Copa. Felipão preferiu dizer logo quem são seus 23 eleitos, mas a maioria dos treinadores escolheu primeiro 30 nomes para depois cortar sete. É o caso da Espanha. Vicente Del Bosque não divulgou seus titulares, por isso ainda dá tempo de palpitar na escalação.

Toda Seleção tem seu Anderson Polga

Como era esperado, a convocação de Luiz Felipe Scolari não foi das mais surpreendentes. Todos sabem o time titular – o mesmo que terminou a Copa das Confederações – e as principais opções que o técnico deve usar vindas do banco. A exceção entre os 23 nomes, é claro, foi a escolha pela zagueiro Henrique, do Napoli.

Racismo no futebol e o exemplo que vem da NBA

O caso de Daniel Alves foi mais um dos vários atos racistas que aconteceram neste ano. A diferença deste para outros episódios, como o de Tinga no Peru, o de Arouca em Mogi Mirim, o de Neymar em Barcelona e o do árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva, foi a atitude do jogador do Barcelona, que respondeu na hora ao gesto estúpido de um torcedor do Villareal ao comer a banana que havia sido atirada a campo. O lateral não poderia ter reagido de maneira melhor.

Trave no Muro da Vergonha e a beleza do futebol

A excelente reportagem da jornalista Théa Rodrigues aqui no Portal Vermelho  sobre a situação do futebol na Palestina levantou uma questão interessante. Para quem não leu, trata-se de uma denúncia sobre as dificuldades que esportistas da região enfrentam para praticar suas modalidades. No caso do futebol, a federação local promete ir à Fifa e pedir a exclusão de Israel da entidade por causa das restrições que o país impõe aos atletas.

Brasileirão sem favoritos (ou com muitos deles)

Responda de bate-pronto: quem é o favorito para ganhar o Campeonato Brasileiro? Qual o primeiro time que veio à cabeça? Cruzeiro? Santos? Atlético-MG? Nenhum deles? O que os quatro primeiros meses do ano mostraram é que não há no país um time 100% confiável. Todos em algum momento deram razões para se ter um pé atrás. Como ninguém desponta como favorito absoluto para levantar o caneco nacional, o leque de candidatos é bem amplo.

As seis vagas restantes na Seleção

Os principais jogadores de futebol do país esperam como nunca o dia 7 de maio. Nesta data, o técnico Luiz Felipe Scolari divulgará quem terá a missão de defender a camisa amarela em solo brasileiro – o sonho de qualquer moleque que já se divertiu chutando uma bola. Serão contemplados com uma chance única na vida, 23 homens que já foram garotos como esses.