A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Augusto César Petta

Professor, sociólogo, Coordenador Técnico do Centro de Estudos Sindicais (CES), membro da Comissão Sindical Nacional do PCdoB, ex- Presidente do SINPRO-Campinas e região, ex-Presidente da CONTEE.
Atividades de formação no período que antecede as eleições

Há uma contradição: exatamente no momento que a população está mais envolvida na discussão política, quando a luta de ideias se intensifica, o número de atividades formativas decai!

Entidades Sindicais e Eleições de outubro de 2022. O que fazer?

Os diretores e diretoras das entidades sindicais devem se envolver fortemente na luta das ideias, procurando o fortalecimento da democracia, dos direitos trabalhistas, da soberania nacional

O CES precisa continuar!

São 32 anos de trabalho de formação política e sindical. Pelos seus cursos, planejamentos estratégicos situacionais, seminários, debates, oficinas passaram aproximadamente 25 mil participantes.

Crise financeira nas entidades: O que fazer?

As entidades sindicais estão com atenção voltada para enfrentar o golpe violento desferido pelo capital contra o trabalho, através da chamada reforma trabalhista. 

Conflito histórico 

“O senhor Getúlio Vargas, Senador, não deve ser candidato à Presidência; candidato, não deve ser eleito; eleito, não deve tomar posse; empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”.

Pedagogia Histórico-Crítica – Salto de qualidade na formação do CES

Em 2016, o Professor Dr. Dermeval Saviani completa 50 anos de magistério! Em 2017, sua irmã Drª Nereide Saviani também completará 50 anos de magistério! Ambos se destacam como professores pelo compromisso que têm com a formação de seres humanos que sejam capacitados, críticos e inseridos na luta pela construção da sociedade socialista.

Cuba tem muito a nos ensinar!

Além das atividades de formação que realiza no Brasil e que atingiu mais de 11 mil participantes nos últimos 6 anos, o CES participa do Encontro Sindical Nossa América- ESNA, que reúne Centrais Sindicais de vários países da América, inclusive a CTB, Central que ocupa papel de destaque pelo seu nível de envolvimento nos encontros e nas lutas desenvolvidas.

A história da riqueza do homem 

Na condição de professor de cursos de formação política e sindical, fui várias vezes inquirido sobre qual o melhor livro que indicaria para alguém que está querendo ter uma base consistente para entender os mecanismos da sociedade atual com as suas contradições, do movimento sindical dos trabalhadores, da política mais geral.

O CES em Campinas, uma experiência interessante!

Entendemos que o processo de formação política e sindical, desenvolvido pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES tem que ser contínuo, buscando atingir da forma mais ampla possível, sindicalistas e trabalhadores em geral. Nesse sentido, temos tomado algumas iniciativas de formação em Campinas, que estão sendo muito bem sucedidas.

Formação sindical- 10 mil participantes 

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2008, realizamos em Porto Alegre, com a participação de 106 sindicalistas organizados pela CTB-RS, o primeiro curso de formação sindical básica do convênio firmado e renovado entre a CTB , representada pelos presidentes Wagner Gomes e Adilson Araujo, tendo a professora Celina Areas como Secretária de Formação e Cultura , e o CES, representado pela Coordenadora Geral Gilda Almeida , tendo Augusto Petta como Coordenador-Técnico.

Sua entidade sindical está preparada para as eleições de outubro?

Como todos sabemos, aproximam-se as eleições quase gerais em nosso país. Daqui a um pouco mais de 2 meses, iremos à urnas para eleger Presidente e Vice, Governadores e Vices, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Nesse processo, o que está em jogo é a continuidade ou não de um projeto que procura se opor ao neoliberalismo e às influências nefastas do imperialismo.

Congresso da UNE 68: quando o destino é o Carandiru ou o Tietê

Após ter escrito em dois artigos anteriores sobre o Congresso da UNE de 68, concluo essa série com o presente artigo que tratará , mais especificamente, do deslocamento dos estudantes do Presídio Tiradentes para o Presídio Carandiru, assim como da soltura.

1 2 3 7