A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Adrienne Savazoni

Professora de Língua Portuguesa, Doutora em Estudos Literários pela Unesp, pesquisadora da história do futebol e das relações de gênero no futebol e na literatura.
O driblador

Todas as especulações táticas, todas as teorias mirabolantes e os números gerados não são nada para o driblador. As linhas do campo, a meta do adversário desaparecem, o driblador subverte a intenção  e  mapa do jogo

O Lobo e a Canária

Os pássaros partiram para nunca mais e levaram o seu guardião, um lobo cansado de guerra, mas com o peito repleto de amor e glória.

Pelé, o rei.

Negro, descendente de escravos, se tornou o símbolo máximo de um esporte criado pela elite branca e inglesa para difundir as ideias da Revolução Industrial e do Capitalismo.

Pintar o cabelo na Copa não pode? Uma discussão sobre gênero e nossa ideia de futebol.

O futebol nacional não é apenas fundador da identidade cultural brasileira, mas principalmente do arquétipo do homem brasileiro.

Dançar é para quem sabe, inveja é para quem tem

A separação mente e corpo que fundou a civilização europeia, e responsável pelo cartesianismo que dominou o mundo nunca aceitou que quem mexe o esqueleto também pensa! Que se pode dançar e pensar ao mesmo tempo, que corpo é alegria, prazer, vida e também cérebro.