Pequenos gestos, grandes atitudes

Todo artigo tem um propósito. Este fala sobre os pequenos gestos. Aqueles que poucos vêem, mas que torna possíveis os grandes gestos históricos.

Muitas vezes pensamos que estes gestos têm pouca importância, pois somos só mais um entre tantos…

Mas é por pensarmos assim que continuamos escravizados. Pequenas atitudes têm a ver com posicionamento, postura, afirmação e contundência. Por isso, fazendo pequenos gestos com consciência, temos uma poderosíssima ferramenta para a luta pelos valores do hip-hop, de justiça, igualdade, paz e amor.

Um ser consciente é antes de tudo aquele que age de acordo com valores de humanismo. A consciência é considerada o quinto elemento do hip hop, o elemento que dá sentido aos demais. Ela é sustentada pela informação e pelo senso crítico. Por isso, devemos sempre buscar saber como as coisas acontecem, e observar quais interesses estão por trás das notícias.

Consciência é uma questão de coerência. Se queremos paz, temos que conviver pacificamente no show, na vizinhança e na família. Pacíficos, e não passivos. Temos que inverter a ideia de Maquiavel, de que os fins justificam o meio. Na realidade, os meios é que justificam os fins, pois guerra nunca gerará paz, nem o ódio o amor.

Os pequenos gestos são vitais por exemplo na hora de consumirmos. O consumo é tão importante na sociedade capitalista que temos que utilizá-lo ao nosso favor. Temos que entender que tudo está interligado, e que uma pepsi que você compra aqui, mata um irmão no oriente médio, pois a pepsi financia a campanha dos Republicanos, o partido do Bush, o partido da guerra… Louco né?

Mahatma Ghandi, líder da indepedência da Índia e um dos maiores mestres da humanidade, utilizou muito bem os pequenos gestos, quando junto com seu povo passou a coser suas próprias roupas, negando o algodão inglês que mantinha a dependência indiana.

E não para por aí. Uma atenção sincera que você dá a uma criança hoje, pode muito bem evitar que ela se transforma num crimonoso amanhã. As possibilidades são inúmeras, pense em pequenas coisas na sua vida que podem produzir um efeito positivo na vida dos demais. Fazer a nossa parte nos dá grande satisfação.

A grande escolha nós já fizemos, que foi o hip-hop. Agora é hora de transformarmos cada vez mais os pequenos gestos em grandes atitudes. Rimando consciência com coerência, ninguém pode nos parar.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor