Onipotência da mídia sofre derrota

A reação da grande mídia pós absolvição do Senador Renan demonstra que ela sentiu o golpe. Nas eleições de 2006, quem rejeitou suas “ordens” foi o povo que reelegeu Lula apesar de a mídia tê-lo caluniado como chefe de uma quadrilha. Agora, foi uma institu

A fórmula forjada pelo conluio mídia-oposição para “degolar” personalidades e fragilizar as instituições republicanas é simples, mas tem grande poder destrutivo.


 


Primeiro, o conluio oposição e a mídia lavram suas sentenças.


 


Segundo, tais veredictos são difundidos intensamente para a opinião pública. Os apresentadores de telejornal com ares e com entonação vocal de juízes de uma corte “hiper-suprema” proclamam a sentença.


 


Terceiro. A mídia anuncia que a sentença por ela proclamada se tornou também o veredicto da “opinião pública”.


 


Quarto. Proclama que a “opinião pública” exige que ela seja executada.


 


Quinto. A mídia dá um ultimato à instituição que vai julgar o acusado( Câmara, Senado, STF) que confirme, que referende a sentença que foi lavrada por ela, ou, do contrário será execrada e amaldiçoada por ela e, por conseguinte, pela “opinião pública”.


 


Quando se lê, quando se escuta na grande mídia a expressão “vontade da opinião pública” leia-se, entenda-se, como vontade da própria mídia. Para ela, ela mesma, é “opinião pública”.


 


Por isso, é correto dizer que a absolvição do senador Renan foi uma vitória da própria democracia. Para onde vamos se essa fórmula acima apresentada se legitima por força do uso e pela chantagem que a mídia exerce sobre todos?


 


Foi, também, uma vitória do Estado Democrático de direito. Depois de cem dias de investigações, nenhuma prova foi apresentada para comprovar acusação de que o senador Renan teria pago despesas pessoais com dinheiro de uma empresa.


 


Na ausência de provas, o conservadorismo e a mídia apresentam sua versão ditatorial do direito. Cabe ao acusado provar a inocência. “Para além das provas” ou mesmo sem elas o acusado deve ser condenado, pois que a mídia já o declarou “um cadáver insepulto”, “uma personalidade desmoralizada perante a opinião pública”.


 


O Senado Federal, agora, é achincalhado pela mídia visto que se recusou a referendar o veredicto que ela proclamou mesmo antes do processo contra Renan ter sido instaurado.


 


A direita neoliberal, PSDB e DEM e o Psol anunciam o pacto de que vão obstruir as votações do Senado até que todos os processos contra Renan sejam julgados.  A mídia difunde em larga escala o propósito dessa trinca. A trinca  ameaça obstruir inclusive a votação da CPMF.  Daqui a pouco vai dizer que a opinião pública, também, pensa assim.


 


E o resto da formula segue…

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor