O PCdoB na consolidação do desempate com a direita

Implica em irrecusável luta no campo das ideias — tanto na luta política “por cima”, nas instâncias institucionais e na grande mídia; como “por baixo”, na base da sociedade.

Foto: arquivo/PCdoB

A pesquisa Ipespe/Febraban, que corretamente o Vermelho destacou, aponta para ligeiro avanço da aprovação do governo, mas ainda numa margem pequena.

Ou seja, a luta pela consolidação do desempate verificado no pleito presidencial requer tempo, realizações concretas e inteligência.

Implica em irrecusável luta no campo das ideias — tanto na luta política “por cima”, nas instâncias institucionais e na grande mídia; como “por baixo”, na base da sociedade.

Tarefa do governo, sim. E igualmente dos partidos políticos que lhe dão sustentação, os de feição popular sobretudo.

Sem nenhuma presunção da parte do comunista que escreve essas breves linhas, o PCdoB tem um papel de destaque irrecusável nessa empreitada.

Não se trata, obviamente, de um partido eleitoralmente grande em relação ao tamanho de sua bancada no parlamento. Trata-se sim de uma inteligência política organicamente una e ágil, ouvida e respeitada, a ponto de haver influenciado marcadamente a construção da frente ampla democrática eleitoralmente vitoriosa.

Na política “por cima” o PCdoB segue contribuindo, inclusive com participação destacada no governo a partir do Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação.

Carece ainda — o que é simples corrigir — de uma presença pública mais ativa no debate de questões complexas e polêmicas que envolvem a ação de governo.

Tanto quanto ao PT e outras agremiações coligadas, ao PCdoB cabe um lugar próprio nesse debate.

E no que se refere ao ingente desafio de levar à base da sociedade esse debate, no sentido de conquistar junto a milhões de brasileiros e brasileiras o apoio necessário às políticas de governo, o PCdoB deve enfrentá-lo inclusive como forma de superação de suas próprias limitações político-organizativas momentâneas.

Pois não basta esclarecer cada ítem da agenda da reconstrução nacional. É preciso apontar para o ponto futuro das transformações estruturais necessárias à solução cabal dos graves problemas que atingem a nação e o povo.

Aí reside um lugar específico do PCdoB, mercê do seu próprio programa, que consigna um projeto nacional de desenvolvimento fundado em reformas estruturais que, a um só tempo, demandam luta popular renhida e possibilitarão, uma vez conquistadas, extraordinária elevação do padrão de vida material e espiritual do povo.

A tradução desse ideário na prática cotidiana é um desafio militante imediato e irrecusável. Quanto mais avance, mais possibilitará pontos para a frente ampla democrática e para o próprio PCdoB em particular.

Nas circunstâncias do Brasil de hoje, um elemento essencial para que possamos avançar de modo consistente no desempate do conflito de forças com a extrema direita.

O mundo gira. Saiba mais aqui.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor