O Olhar de Portinari

Nesses tempos vale a pena um olhar sobre os sentimentos e a obra de Cândido Portinari, um dos maiores, senão o principal pintor que a alma brasileira inventou. Uma vasta produção carregada de emoção e originalidade, atenta à paisagem, ao homem e à mulher

Captou a existência dolorida, a cultura, os dramas sociais do nosso povo. Não há erro em afirmar que ele foi, na arte em que abraçou, um renovador na forma e no conteúdo.



Sobre a produção desse homem de notável capacidade criadora, Graciliano Ramos registrou como era o seu hábito, uma enxuta e certeira observação: Portinari, homem de enorme exigência com sua criação, indiferente ao gosto dos outros, capaz de gastar anos enriquecendo uma tela… Não é uma arte fácil ! – teve um longo caminho duro, impôs-se a custo nestes infelizes dias de logro e charlatanismo. Sempre o direto e implacável velho Graça.



Lembro Portinari não só pela atualidade de seus temas mas pela autenticidade com que conduziu suas convicções. É um exemplo muito para além da pintura, da cultura em geral, uma referência de conduta política conseqüente, fiel ao sentimento de brasilidade e amor aos excluídos. Obra de transcendência mundial, descrevendo a sua gente, o seu país.



Durante a sua permanência na Europa de cultura extensa, variada, enuncia: daqui fiquei vendo melhor a minha terra, daqui fiquei vendo melhor Brodósqui, como ela é, quando voltar quero pintar aquela gente com aquela roupa, com aquela cor.



Bebe séculos de arte e civilização européia para concluir que o seu papel decisivo era retratar o homem novo sofrido e singular em um mundo recente por se fazer.



Surge O Mestiço, retrato do brasileiro, Festa de São João, Retirantes, extrema sensibilidade que desnuda os construtores, desgraçados, de um Brasil industrializado.



Portinari um homem do seu tempo e de uma atualidade incrível. As suas telas demonstram uma impressionante originalidade, aguçada sensibilidade, revelam uma nação especial ainda por se fazer em sua plenitude.



Às vezes um artista em uma tela, letra, partitura, constata o que certos políticos, economistas, cientistas sociais, antropólogos, tecnocratas, não conseguem expressar em quilos de laudas. Talvez falte em muitos, a razão, o sentimento, além do compromisso com o povo brasileiro.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor