O Livro Livre

O 23 de abril, Dia Internacional do Livro, foi também Dia da Liberação em Massa de Livros, ação do movimento Livro Livre (www.livrolivre.com), “organizado por pessoas que crêem que a leitura, a troca de idéias e o desapego podem ser estimulados e ex

Aprendi a ler aos seis anos. Sou uma leitora voraz desde então. Estou fascinada com o Livro Livre, em expansão em cidades da América Latina, Estados Unidos e Europa, a partir do desejo de compartilhar o prazer de ler. O Livro Livre mobiliza para uma ação individual (liberação de livros em espaços públicos), que gera um resultado coletivo (sensibilização para a leitura).

Quem libera livro testemunha que a leitura é uma fonte de prazer a ser compartilhada, pois, “ao ler um livro, transcendemos calendário e relógio”; então, “ler é beber da fonte da eterna inquietude, e isso é um ato sagrado” (Gabriel Perissé).

Para Rodrigo Gurgel, “ler é uma experiência multifacetada. No momento em que abrimos um livro, iniciamos a viagem – necessária e, por vezes, urgente – em direção a nós mesmos”; “o ato de ler, por outro lado, concilia descoberta e escape no fundo, é um reencontro com os ideais adormecidos ou menosprezados pelo cotidiano sufocante”.

Uma ação de impacto e mobilizadora da idéia do livro livre são as datas de liberação em massa: numa data marcada, várias pessoas, em lugares diferentes, liberam livros nas ruas.

Mas, a qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar, qualquer pessoa pode liberar um livro – qualquer um, pois há tantos tipos de livros quanto de leitores. O ideal é que libere um livro que tenha gostado ou que sinta que possa ser interessante para alguém.

“Liberar um livro didático desatualizado para abrir um espaço na sua estante não está proibido, mas estimulamos que você libere livros que gostaria de encontrar.”

Ao liberar um livro, escreva nele: “Livro livre – Leia, libere, encontre! www.livrolivre.com”; ou uma mensagem sobre o livro ou o movimento; ou cole na parte interna da contracapa do livro liberado o kit de liberação (logomarca, etiqueta trajetória e texto explicativo) do Livro Livre, possibilitando assim que quem o encontre possa entrar em contato com leitores anteriores, criando assim uma rede de contatos entre pessoas que fazem da leitura uma fonte de prazer.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor