Ninguém me contou, eu vi! II

Domingo, 05 de maio. 6: 30 hrs da manhã,
Fui pegar meu carro para ir embora da Virada Cultural, e quando chego no estacionamento na avenida Rio Branco, vejo uma turma dentro dele, vários manos, duas vans. Para minha surpresa, eram os




– E aí Cocão ( Ed Rock ), to devendo aquela visita lá no seu estúdio! – falei pra ele.
– Então ta devendo mesmo hein mano!
-Então que, que zica aquela hein manu!
-Os caras queriam até prender a gente. Mas o senador Suplicy entrou na parada e não deixou!
– Foi fóda hein!
– Quiseram estragar a nossa festa.


 



Aí vejo o Mano Brown entrar no carro dele, com a família e ir embora, seguindo ele, um Impala, tunado atrás.


 


 Mas eu percebia que os caras estavam tristes com o que rolou.


 


Voltando no tempo 


Sábado, dia 04, 23:50
Nação Zumbi toca no palco, umas 50 mil pessoas na Praça da Sé. Galera na maior loucura. Uns moleques imbecis sobem numa banca de jornal e ficam pulando, forçando o teto da banca, ao lado dois pichadores, ficam pichando as paredes de um prédio.


 


Domingo, 1 da manhã
Vou dar um role pelas outras atividades, passo em duas raves, vejo um palco só com dança, passo no show do Ed Motta, passo no show do Gerson King Combo e volto para a Praça da Sé para ver o Dj Premier e o Dj Cia.


 


Domingo, 2:30
Chego na Praça e vejo o Dj Cia entrando no palco, mandando várias pauladas, depois dele entra o grupo de rap Rosana Bronx, depois entra ainda o Dj Premier e desde a 11 hrs os caras estão em cima da banca pulando, detonando ela, só que antes tinha uns 15, agora eles estão em 5.


 


Domingo 4:30 da manhã
Racionais sobem no palco e começam o show. Os imbecis ainda estão em cima da banca, pulando.


Domingo 5 hrs da manhã
A policia atravessa a massa e vai pegar os moleques em cima da banca e chega dando borrachada nas pessoas que estão no caminho, os moleques pulam de 2 metros e meio de altura desesperados. O pânico começa, bombas estouram, a Tropa de Choque chega, em fila batendo o cassetete nos escudos e dando tiros de carabina com balas de borracha. Os predadores caçam principalmente aqueles que estão de boné. 50 mil pessoas apavoradas. Carro pegando fogo, gente sangrando, estrondos, etc. O caos está em nossa vista. Milhares de pessoas correndo desesperadas, jovens, mulheres, crianças. A massa corre, parecendo um estouro de boiada! O Brown fala no microfone para tentar conter o confronto, mas não adianta, ninguém controla mais nada.


 


Observações
Sexta feira eu fui no Skoll Beats e vi a tenda de Urban Beats fiquei assistindo o Dj Cia, Zé Gonzáles, Afrika Bambaata, Q-bert, e o Tony Touch, puta balada da hora, vendo os melhores dj´s do mundo e eu só pensava também no dia seguinte, onde eu ira ver a banca toda na praça da Sé. Pensei, vai ser um final de semana inesquecível. E foi.


 



Quando cheguei na Sé, me lembrei do meu artigo sobre a Virada cultural do ano passado e pensei que desta vez eu iria ter que fazer uma justiça e escrever um artigo elogiando a produção desta vez, por ter respeitado o Hip Hop. Mas depois o que eu vi foi um show de desorganização. Não vi ninguém da produção junto aos policiais, ou ao menos pedindo para aqueles imbecis descerem da banca com os seguranças particulares. Vi também de maneira desnecessários alguns outros imbecis, jogando pedras e garrafas na base da PM para provoca-los, pois era tudo o que eles queriam para ter um ''motivo'' para agir.


 


Como eu disse, aqueles imbecis que estavam estragando a banca de jornal (de um trabalhador ) ficaram em cima da banca mais de 5 horas (se você acompanhar minha contagem do tempo ), mas só na hora do show dos Racionais os PM´s resolveram agir.  Seria coincidência?


 


A organização errou e errou feio mais uma vez, desde o começo era para eles terem alertado a segurança ou cobrado deles que aquele foco de confronto (os imbecis que pulavam em cima da banca) fossem retirados. Outra coisa, muita gente tava se drogando abertamente na Praça desde o início, isto deveria ter sido coibido logo, pois as 5:30 da manhã, já se fez quase 5 horas que o maluco, ta bebendo, fumando e cheirando. O cara fica alucinado e em meio á multidão, se sente mais forte e extravasa mesmo. Eu sou produtor de eventos e qualquer outro produtor sabe disto.


 


Tem outro fator: também os próprios PM´s não gostam dos Racionais MC's, ele estavam esperando os Racionais entrarem para retirarem os imbecis de cima da banca de jornal e consequentemente ter o confronto. Está lá no site da UOL: ''Segundo o tenente da PM Jackson [não quis falar o sobrenome], responsável pela ação policial na Sé, as autoridades agiram com equilíbrio. ''Eles [os fãs] subiram na banca e tentaram invadir apartamentos pelas janelas, foi indecente'', disse à Folha Online. A PM culpou ainda o conjunto de rap pelo confronto. O conjunto é conhecido por ter letras combativas, sobretudo em relação a abusos policiais. ''É só ver o histórico do Racionais. Acaba sempre assim. Mas nós já estávamos preparados para isso acontecer'', afirmou o tenente.'' Eles já foram com mente querendo confronto, segundo palavras dele mesmo.


 



Uma última observação:
Eu presenciei isto e na mídia saiu a imagem, na Praça o policial que dava mais tiros de borracha no povo era negro.



Novamente, ninguém me contou, eu vi!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor