Memória Ultrajada! – Comissão da Verdade do Pará

Na tarde desta quinta-feira (18) de junho, a Comissão da Verdade do Pará localizou com o apoio do sociólogo e professor Alex Costa Lima um precioso acervo sendo destruído pela ação do tempo e do poder público: O Museu da Guerrilha do Araguaia, em São Geraldo do Araguaia (PA).

A coleção, que reunia mais de seis mil itens – entre botânica, zoologia, arqueologia, antropologia, história, etnografia e ciências sociais – está em franco processo de destruição. A informação de que dispomos indicam mais de quatro anos de fechamento e total abandono.

Há alguns anos sabemos que houve o interesse seja da Secult,como, também da UFPA no estabelecimento de parceria por conta do riquíssimo acervo reunido em mais de trinta anos pelo funcionário público Eduardo Lemos Porto, que há anos já não mora mais no Pará.

Em nossa descoberta deparamo-nos com o arquivo que trata da prisão dos padres do Araguaia, Francisco Gouriou e Aristide Camio, e da agente pastoral Oneide Costa Lima, em 1981. Tudo indica de que, nesse caso, pode tratar-se dos arquivos da própria Igreja Católica e de parte da memória do movimento social camponês entre às décadas de 70/80.

Amanhã – 19/06 – às 14:00 hs, a Comissão da Verdade do Pará – em conjunto com a Unifesspa e com o Sintepp – estará realizando uma diligência com vistas a avaliar o acervo, os danos e, sobretudo, assegurar sua não-extinção e completa digitalização.

O prédio, construído pelo exército, também, está em vias de desabamento.

Como ensina o cineasta Patricio Guzmán, em "Nostalgia da luz": 'A memória é como a gravidade: ela nos atrai'.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor