Maio e as mulheres

Em maio, há muitas datas que ressaltam o papel da mulher como procriadora. A maioria revela a imposição da visão de mulher do catolicismo. Maio é Mês das Noivas e Mês de Maria, mãe de Jesus, pois em maio ocor

Treze de maio é Dia de Nossa Senhora de Fátima e 31 é Dia da Visitação de Nossa Senhora, não à toa, respectivamente, abertura e encerramento da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em 2007, ocasião da visita de Bento XVI ao Brasil.

E há o Dia das Mães, oficializado pelo presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson no segundo domingo, em 1914.

Ignora-se quando maio passou a ser o Mês das Noivas, mas tem a ver com a oficialização do marianismo (1965), pois a regulamentação, ainda em vigor, do matrimônio data do Concílio de Trento (1545-1563), evidenciando que o casamento religioso só adquiriu status de sacramento no século IX.

Homenagear as mães é tradição antiga: a Festa de Réia, mãe dos deuses (Grécia); a Matronalia, em Roma; e o Mothering Day, que data da Idade Média, na Inglaterra.

O Dia das Mães atual foi idealizado pela professora norte-americana Anna M. Jarvis (1864-1948), que também criou um símbolo: o cravo – o vermelho para a mãe viva e o branco, para a morta.

Na Europa, há a tradição de oferendas florais na primavera e celebrar a consagração de Maria foi um costume popular aproveitado por Paulo VI na encíclica Mês de Maio, consagrada a Maria, enfatizando que rezar o santo rosário era “uma oração agradável à Virgem Maria”.

A oficialização do marianismo foi complementado pela Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, que deu a Maria o título de “Mãe de Deus e Mãe dos Homens” e pela Exortação Apostólica “Marialis Cultus” – para a reta compreensão e desenvolvimento verdadeiro do culto à Virgem Maria.

A relevância de maio para a “reprodução humana” na visão católica motivou participantes do Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos (Holanda, 1984) à definição do 28 de maio como Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, para denunciar o descaso governamental em relação à saúde feminina no período reprodutivo.

Em 1987, começou a Campanha Mundial pela Saúde da Mulher e de Combate à Morbimortalidade Materna, que obrigou governos pelo mundo afora a integrar as ações; e desde 1994 o Ministério da Saúde do Brasil a definiu como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor