Imagens do navio negreiro

Qual é o crime de Marisa Letícia por solicitar cidadania italiana? Renega seu país natal? Não. Apenas não renega sua ascendência.

A sanha discriminatória da cientista política Lúcia Hipólito é tamanha que deixa qualquer pessoa normal atônita. Vamos reler um trecho paradigmático: “A mulher do presidente Lula, seus filhos e netos são hoje também cidadãos italianos. O que será que isto quer dizer? Como é que esta atitude será interpretada pela maioria dos brasileiros, que não querem fugir do país e que tentam, todo santo dia, fazer do Brasil um país melhor? Como o Brasil espera inspirar confiança nos investidores estrangeiros quando a família do presidente da República já conseguiu para si mesma uma rota de fuga do país?” (Rádio CBN, 25/12/2005).
É um abuso de intelectual que “se acha”… Como ousa exigir que alguém esqueça suas origens? E em nome de que a brasileira Marisa Letícia deve abrir mão de suas origens? Ela descende de italianos pobres que vieram ao Brasil “fazer a vida”.

 

Criada com valores e cultura italianos, é natural que queira transmiti-los à sua descendência. E por que não? Qual é o crime de Marisa Letícia por solicitar cidadania italiana? Renega seu país natal? Não. Apenas não renega sua ascendência e origem de classe.

 

Lúcia Hipólito não sabe que a origem de classe é eterna? Eu “cultivo, de forma quase religiosa, a minha origem de classe” (“A origem de classe é eterna”, O TEMPO, 28/8/2002). Fui criada numa família culturalmente negra, da alimentação aos mitos e ritos.

 

Descendo de portugueses (lado paterno) e afro-descendentes (lado materno). Convivi pouco com meu avô branco.

 

Recordo- me que ele era enfático ao dizer que não descendíamos de degredados (leia-se: criminosos), como a maioria de paulistas “quatrocentões”, cujos ancestrais vieram cumprir pena na colônia penal de Portugal, o Brasil.

 

Conheço alguns países europeus, mas jamais fui a Portugal. Estive na África do Sul em 2001, como representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), na III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Conexas de Intolerância, na condição de assessora da diplomacia do Brasil.

 

É a primeira vez que escrevo sobre a emoção que foi descer em solo africano. Não encontro as palavras que expressem o que realmente senti. Logo eu que sou visceralmente verbal…

 

Amanhecia quando vi os céus da África e as savanas… Depois de mais de oito horas de vôo de São Paulo a Joanesburgo (indo para Durban), chorei enquanto descia as escadas do avião, pois fui tomada, de repente, pelas imagens dantescas descritas em “O Navio Negreiro”…

 

Em minha mente, afloravam, em torrentes, os versos de Castro Alves – que aprendi a declamar com a professora Sílvia Parga, em São Luís, para o I Festival de Poesias do Maranhão, no suntuoso Teatro Arthur Azevedo (1969? 1970?): “Stamos em pleno mar (…) Era um sonho dantesco… o tombadilho (…) Tinir de ferros… estalar de açoite/ Negras mulheres, suspendendo às tetas/ Magras crianças, cujas bocas pretas/ Rega o sangue das mães (…) E ri-se a orquestra irônica, estridente (…) Mas é infâmia demais! Da etérea plaga/ Levantai-vos, heróis do Novo Mundo! Andrada! Arranca esse pendão dos ares!/ Colombo! Fecha a porta dos teus mares!” (“O Navio Negreiro”, Castro Alves).

 

Imaginei a travessia África- Brasil num navio negreiro quando descia do jumbo na terra de Nelson Mandela e de Steve Biko. Na delegação oficial do Brasil à conferência da ONU, saudando Dandara e Zumbi, em copiosas lágrimas, pisava em solo africano uma médica, conselheira do CNDM.

 

Não era pouco para uma tataraneta de sobreviventes de navio negreiro. Sei. Lamento jamais ser também cidadã africana, pois não posso comprovar documentalmente de qual país vieram meus ancestrais. Marisa Letícia pode. É crime?

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor