Filmes de Lars Von Trier estão na Mubi

Lars Von Trier é certamente o cineasta que mais conseguiu criar impacto no mundo cinematográfico a partir deste século XXI

Cena de Manderlay, disponível na plataforma Mubi. Imagem: Divulgação

A qualidade técnica de exibição é apenas razoável, com exceção da Netflix em que a exibição é boa, mas o fato de termos hoje as plataformas de exibição cinematográfica me parece a melhor possibilidade de se conhecer bem a arte cinematográfica. Para quem é estudante de cinema, não poderia haver nada melhor, inclusive porque a internet é uma técnica extraordinária que chega ao mundo, seja a cidadezinha que for.

Lars Von Trier é certamente o cineasta que mais conseguiu criar impacto no mundo cinematográfico a partir deste século XXI. Você pode adorar como aconteceu com muita gente, ou pode simplesmente gostar, ou até saber que nem todo filme de Lars Von Trier é ‘genial’, mas para quem está estudando essa matéria moderna que é Cinema, nada melhor que ter os filmes disponíveis. Não é preciso mais ir para Festivais de cinema como nos anos 50, 60, 70 e 80 do século 20. Eu sofri muito para ver filmes em festivais e hoje quando tenho esses filmes à minha disposição, nem sempre consigo assistir, pois agora a questão é minha própria vista, que se sempre foi deficiente, hoje vocês podem avaliar como está.

Leia também: Cavaca, o nosso grande ator

Mas essa matéria é para informar que os filmes de Lars Von Trier estão à disposição na Mubi, essa plataforma que tem uma sistemática de exibir pelo menos os filmes considerados de boa qualidade.

Eu revi “Manderlay”, que é uma obra considerada ‘genial’, mas que me parece um tanto refinada e feita com o interesse maior de despertar o público especial dos grandes Festivais, e por isso se perde numa linguagem quase de esnobismo. Um refinamento óbvio demais na narrativa e mesmo no simples diálogo.

Um filme que eu não conhecia e vi agora é o “As cinco obstruções”, que é considerado um documentário como está colocado na Mubi. Mas talvez seja muito mais do que um simples documentário. São dois cineastas envolvidos, Jorgen Leth e Lars Von Trier. Eles pegaram um curta de Jorgen, “The perfect human”, e esse curta que é sobre um ator bailarino, e então Jorgen dirige ações para recriá-lo em cinco vezes. Lars diz o que deve ser e não ser feito, e Jorgen cria as novas ações. Muito interessante e, principalmente, como intervenção cinematográfica em um filme.

Olinda, 16. 04. 23

A China recebe lula como estadista

Embora a imprensa oficial não tenha dado a cobertura necessária e justa para a visita de Lula à China, nós encontramos quase como deveria ser essa cobertura na imprensa quase escondida, que cada dia fica mais forte em canais como o da TV 247 e muitos outros canais que estão na internet.

Na GloboNews, no programa Em Pauta e no Jornal das 10 uns comentaristas dizem aspectos que devem ser ditos, mas notamos que eles são constrangidos. Ao mesmo tempo que falam aspectos positivos, logo se apressam a destacar assuntos menores ditos pelo Presidente do Brasil, exclusivamente para não ficarem como partidários do regime chinês. Somente na imprensa independente e muito pobre é que as pessoas, os jornalistas e comentaristas falam com o pensamento exposto.

Leia também: Em Portugal, Lula é recebido por Marcelo Rebelo

Num canal CCTV, vi uma entrevista de Lula na China para um repórter chinês, com a duração de 23 minutos. Sem dúvida, são 23 minutos de verdadeiro jornalismo independente de um repórter chinês perguntando para um Presidente brasileiro, e fazendo as perguntas sem subterfúgio, sem procurar esconder tanto de um lado quanto de outro. E as perguntas dão oportunidade para que o Presidente fale com leveza e consiga contar sobre ele mesmo, sua história de menino pobre e como chegou à Presidência da República. Falam também na importância da união entre os dois países. Uma pergunta particulariza para saber como Lula perdeu parte do dedo, e o Presidente fala com toda tranquilidade que perdeu o dedo porque quando o acidente aconteceu ainda não existia o atual sistema de amparo à saúde no Brasil, o SUS, e assim não houve como reaproveitar o dedo.

Nos momentos em que realmente aparecem os dois Presidentes Lula e Xi Jinping, é quando se pode observar o clima de festa e de alegria na recepção ao visitante. Um grande ato festivo, não apenas uma recepção formal. E a assinatura de 15 acordos que permitirão a vinda de muito investimento de bilhões de reais. Ou de Iuans.

Muitos comentários sobre a relação entre os dois países. Muitas notícias. É por isso que hoje já não podemos ficar ouvindo a imprensa oficial. Para sabermos tudo, verdadeiramente temos que acompanhar esses canais não só de TV, como de jornais como o Portal Vermelho.

Olinda, 15. 04. 23

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor