Entre as sandices de Bolsonaro e a inteligência, fico com a inteligência

O que atrapalha o país, na realidade, é quem ocupa no momento o Palácio do Planalto. Um presidente que não tem projeto para tirar o Brasil da crise, aliás, só aprofunda a crise e afunda com o país

Fotomontagem feita com as fotos de: Evaristo Sá/AFP; Dida Sampaio/Estadão Conteúdo; Evaristo Sá//AFP; A Borges/AP; Fiona Art/Pexels

Para fugir do crescente movimento por sua saída e pela sua própria incapacidade de dirigir a nação, o presidente Jair Bolsonaro solta mais uma cortina de fumaça. Novamente voltou a sua carga de asneiras contra as professoras e professores, afirmando que o “excesso de professores atrapalha” o país.

O que atrapalha o país, na realidade, é quem ocupa no momento o Palácio do Planalto. Um presidente que não tem projeto para tirar o Brasil da crise, aliás, só aprofunda a crise e afunda com o país.

Nós contamos com pouco mais de 2,6 milhões de professoras e professores em todos os níveis, num país de dimensões continentais e com mais de 210 milhões de habitantes, com um grande número de analfabetos funcionais e total precarização das condições de trabalho dos docentes e deterioração das escolas públicas, como projeto de destruição da educação para a emancipação e para o conhecimento.

Como mostra a Professora Francisca, em vários de seus artigos, o atual desgoverno vem cortando verbas da educação desde a sua posse em janeiro de 2019.

Com a intenção de privatizar as universidades e os institutos federais, o Ministério da Educação está com uma verba cada vez mais reduzida. Além disso, o desgoverno tem nomeado pessoas sem a menor capacidade para estar à frente desse importante ministério.

Foto: Carolina Antunes/PR

Novamente citando a Professora Francisca, nenhum país pode se desenvolver plenamente e com justiça social sem investir maciçamente em educação.

E a função do Estado é investir em educação pública, melhorando as condições de trabalho e os salários dos docentes e estruturando as escolas com tudo o que é necessário para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de acordo com as necessidades e os anseios dos estudantes.

Quase nenhuma escola tem biblioteca, laboratórios para o estudo de ciências, quadras esportivas, acesso à internet gratuitamente, computadores para a inclusão digital e aperfeiçoamentos das aulas. Pelas propostas desse desgoverno, voltaríamos décadas no processo de alfabetização, não observaríamos a ciência e o diálogo para o desenvolvimento do pleno conhecimento com autonomia.

Entre as sandices de Bolsonaro e a inteligência, fico com a inteligência. Por isso, como disse Paulo Freire (1921-1997): “Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina”.

Por isso, no dia 2 de outubro, todas e todos às ruas pelo Fora Bolsonaro.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor