Confiança e afeto

Havíamos concluído mais uma caminhada ao lado do companheiro Humberto Costa, candidato a governador, e de candidatos a deputado e lideranças comunitárias. Do alto de um trio elétrico, como de praxe, uma breve palavra de agradecimento à militância presente

Ela surgiu de repente, por entre bandeiras e cartazes. Cabelos brancos, um sorriso largo, acenando como uma velha conhecida. Nas duas mãos entrelaçadas e erguidas para o alto, o sinal de apreço e solidariedade. Quem será que não está dando para reconhecer? Militante de outras lutas (já que o bairro do Ibura, no Recife, na década de oitenta teve a nossa presença freqüente, na condição de deputado estadual vinculado aos movimentos dos moradores da área)?


 


 


Ao descermos do trio elétrico, ela aguardava para os cumprimentos habituais. Um abraço afetuoso e a mensagem dita ao pé do ouvido:


 


 


– Meu filho, faça tudo o que for possível por esse povo, que tanto merece. Eu não preciso de nada, sou aposentada, já fiz a minha vida, estou tranqüila. Mas o povo daqui precisa muito!


 


 


– Faremos o possível, pode ficar certa. Muito obrigado pela confiança.


 


 


Após essa rápida troca de palavras, entramos no carro e seguimos adiante, que a programação é intensa e cada compromisso precisa ser cumprido no horário.


 


 


“Fazer pelo povo do bairro” é algo um tanto abstrato, tratando-se de um candidato ao Senado, e mesmo do governador, aos olhos daquela gente. Claro que avançar na conquista do desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho terá reflexos sobre a vida ali. Mas é assunto para ser explicado melhor, de ambas as partes – considerando as expectativas dos eleitores e os compromissos assumidos pelos candidatos. Assunto para outra oportunidade, ali não dava tempo.


 


O diálogo foi muito breve, porém ficou marcado na alma o gesto de carinho daquela mulher desconhecida, tão generosa em suas palavras. Porque é desse contato humano que o candidato se alimenta, na fase atual da campanha, em que gradativamente todas as forças acumuladas, entre aliados e adversários, emergem na disputa frontal e decisiva. A batalha se apresenta em muitas frentes e exige firmeza, resistência física, serenidade, entusiasmo e coragem. Esses atributos o candidato pode até ter, mas não se expressam em sua inteireza sem gestos de confiança e afeto como o da anônima eleitora do Ibura.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor