Condições para o avanço

Tendo como base o resultado das eleições presidenciais, podemos destacar algumas premissas essenciais para que a nação possa dar um salto significativo em relação às condições atuais.

Assim, torna-se imprescindível a continuidade, em escala mais efetiva, do enfrentamento das graves causas que induzem a pobreza, exclusão social, impedindo um crescimento econômico mais acelerado.
Esses projetos, considerados pelos conservadores como assistencialismo, devem não só persistir como ser conduzidos com o vigor e a eficácia necessários.


 



São atribuições fundamentais do Estado em países como o nosso. Onde a concentração da renda, de caráter secular, gera a miséria em grande escala. E os vários efeitos decorrentes, como os déficits habitacionais, produzindo os imensos cordões de favelas na periferia dos grandes centros urbanos.


 



Sem essas iniciativas, decorrem vários outros problemas tais como um gigantesco contingente de desempregados ou trabalhadores temporários, mal remunerados, cuja conseqüência principal é a formação de uma grande massa de mão de obra, em condições extremamente precárias.


 



Forçando a queda do poder aquisitivo dos assalariados, impedindo a consolidação de um robusto mercado interno. Ademais,  é causa para a formação de um exército de desesperados, facilmente recrutáveis para a criminalidade, o tráfico de drogas e vários outros tipos de delitos. 


 



O reforço em programas sociais, aliado ao investimento no setor produtivo interno, através das pequenas, médias, grandes empresas, são tarefas imprescindíveis à superação, ou substancial diminuição dessas chagas sociais.


 


Sem essas iniciativas, os gastos na segurança dos cidadãos, um caos crescente, será um verdadeiro saco sem fundo.


 



Uma estratégia de fôlego em educação de massas, qualitativa. O sentido profundo da cultura, apoiando iniciativas de fôlego na área popular ou erudita, das nossas permanências e renovações. Incorporando-as ao projeto soberano do país na arena internacional. Ampliar a democracia republicana, sustando a draconiana cláusula de barreira contra partidos históricos, programáticos, com ampla base social organizada.


 



Promover a infra-estrutura, ciência e tecnologia e o desenvolvimento sustentável. Impulsionar as vocações econômicas de cada Estado regional, através do BNDES e outras fontes de recursos. As possibilidades para o avanço estão dadas.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor