Ação sindical hoje

Uma das características do movimento sindical hoje no Brasil é a sua abrangência, não tanto em termos de filiações (que estacionaram em menos de 20% do total de trabalhadores) mas nos setores econômicos envolvidos. Praticamente não existe nenhum grande de

Levando-se em conta as disparidades e setoriais, que são enormes no país – continental, o que nos chama atenção é a relativa homogeneidade da representação sindical, presente em todas as situações e em todos os rincões.


 



Além da representação – que é um fator de unidade nacional – há a proximidade de reivindicações e bandeiras, configurando o que se poderia chamar de “cultura sindical” reconhecível por três características principais, duas delas positivas – nível de exigência e reconhecimento das necessidades – e uma negativa – o modo burocrático de agir.


 



O nível de exigência e o reconhecimento das necessidades fazem parte da conjuntura (ora positiva, ora negativa) na qual se exerce a ação sindical; já o modo burocrático de agir decorre do arraigado institucionalismo do movimento sindical brasileiro, exercido quase sempre da mesma forma por mais de 60 anos e nas mais diversas situações econômicas, sociais, políticas e institucionais.


 



Atualmente vem tomando corpo a necessidade de reconhecer as novas características da ação sindical quando a inflação está controlada (e baixa) e quando o desemprego diminui. O que e como negociar além do reajuste de salários?


 



Este desafio, se bem enfrentado e resolvido, poderá renovar os horizontes sindicais no Brasil, democratizando as entidades, mobilizando os trabalhadores e unindo a ação sindical.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor