A valorização da docência nas escolas estaduais do Maranhão

Danilo Moreira e Thiago Durans escrevem sobre reconhecimento do árduo trabalho de professores na rede pública e programas estaduais para garantir a educação de qualidade

Foto: Governo do Maranhão

Não é de hoje que o tema “valorização dos professores” é colocado em pauta e destacado pelos mais diversos veículos de comunicação do Brasil. O país é um dos líderes mundiais quando o tema é a desvalorização da carreira docente. Uma contundente reflexão de Paulo Freire diz que, “ninguém pode negar o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho”. Todos almejam uma boa educação, entretanto o jovem do Brasil não sonha em ser professor assim como sonha em ser um médico ou médica.

Sabemos que existe um longo a caminho para percorrer, mas os professores e professoras da rede estadual de ensino do Maranhão têm motivos de sobra para se orgulharem de estarem vivenciando um Governo de Estado que os valorizam em diversos sentidos. O Governador Flávio Dino instituiu o Programa Escola Digna através da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). O mesmo representa uma macro política de educação e institucionaliza as ações educativas da Secretaria como política de Estado. Dessa forma, orienta toda a rede escolar e os setores da SEDUC, criando uma unicidade técnica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, que incluem também as políticas de valorização dos professores. Sempre com o foco no objetivo primordial da Educação: assegurar a aprendizagem dos estudantes.

Durante décadas a categoria dos professores foi penalizada com a falta de diálogo e transparência na concessão de direitos básicos no Estado do Maranhão. A atual gestão, prima pela promoção de ações voltadas para a qualificação e formação dos profissionais, pela gestão democrática das escolas favorecendo a participação dos professores, reajustes salariais e valorização da carreira, estruturação das escolas e o fortalecimento interno da gestão de pessoas através da recém-criada Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas. Desta maneira, articulada e estratégica, é que damos sentido real às menções positivas e recorrentes quando se pesquisa sobre remuneração de professores, obras educacionais e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da educação maranhense nos últimos anos.

Durante a pandemia, buscar compreender e apoiar os professores foi uma preocupação constante da nossa gestão. Desde março de 2020 que estamos mantendo o modelo de ensino 100% remoto e, juntamente com cada professor, temos buscado manter o vínculo dos estudantes com a escola e suas atividades educacionais. Sabemos que nada substitui à altura a relação professor-aluno em sala de aula, pois além de conteúdos bem ministrados, o olhar próximo, o afeto, o ambiente escolar e a convivência social também educam.

Nos últimos 12 meses, ofertamos curso de formação para professores e professoras da rede para uso das mais modernas tecnologias educacionais. Também criamos a Plataforma Gonçalves Dias, que abriga vídeo aulas, roteiros e testes de todos os componentes curriculares. Também estamos transmitindo aulas via rádio e por canal aberto via TV Educação. Além disso, distribuímos chips com pacote de dados a estudantes e professores da nossa rede. Mais recentemente, iniciamos a vacinação de todos os profissionais da educação, o que nos permite começar a sonhar com o retorno planejado e seguro às aulas, adotando o modelo híbrido, com turmas menores e respeito a todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais recentemente, iniciamos a vacinação de todos os profissionais da educação. Neste ponto, o Maranhão também se destacou por conseguir vacinar mais de 80 mil profissionais em 25 dias. Este número é superado apenas pelo Estado de São Paulo, que possui uma população seis vezes maior que a nossa. Ou seja, em termos proporcionais somos o primeiro lugar do Brasil na vacinação deste público. Tal feito nos permite começar a sonhar com o retorno planejado e seguro das aulas, adotando o modelo híbrido, com turmas menores e respeitando todos os protocolos de segurança sanitária.

Estas e outras medidas são ações permanentes de valorização das nossas professoras e professores. Tais medidas reforçam a preocupação em atender parte dos objetivos propostos no Programa Escola Digna que, acima de tudo, visa entregar ao Estado um ensino digno com escolas com ótima infraestrutura e docentes valorizados, ações estas nunca antes vistas no Maranhão.

Danilo Moreira (Professor Licenciado em História, MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e atual Subsecretário de Educação do Maranhão)

Thiago Durans (atual Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas – SEDUC)

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor