A utilização de tecnologias na Secretaria de Educação do Maranhão

SEDUC vem digitalizando processos, desenvolvendo seus próprios sistemas de informação e adotando plataformas online para gerenciar, promover suas ações e democratizar a informação

Governo do Maranhão se apoiou em tecnologias para dar continuidade às aulas no estado

Por Thiago Durans Rodrigues
Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas – SEDUC/MA

É muito provável que neste exato momento você esteja lendo este artigo em algum aparelho eletrônico, seja ele um computador ou no seu celular. Talvez você também tenha recebido este texto em formato digital através de alguma rede social ou esteja lendo o mesmo em um site de internet. O fato é que, seja no celular ou no computador, estamos falando de tecnologia e ela ocupou definitivamente a rotina das pessoas facilitando o acesso à informação, inclusive no ambiente de trabalho. Segundo o site Vianett, o brasileiro é um dos campões em tempo conectado na internet, com uma média de 9 horas e 14min diários.

A gestão pública carrega a fama da demora e lentidão nos processos bem como no atendimento ao público em geral. Esta característica é por vezes fortalecida em detrimento do perfil de alguns servidores públicos que não possuem habilidades no uso de tecnologias ou pela falta de implementação destas pelo gestor público.  Lutando contra estas limitações da velha administração pública é que a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) vem digitalizando processos, desenvolvendo seus próprios sistemas de informação e adotando plataformas online para gerenciar, promover suas ações e democratizar a informação.

Para que a SEDUC possa cumprir com o seu objetivo de levar o ensino e a aprendizagem às salas de aula através de ações prioritárias do Governo Flávio Dino no “Programa Escola Digna” necessita fazer gestão da forma efetiva. Quebrando paradigmas da burocracia, falta transparência e métodos de trabalhos manuais, características estas fortemente atreladas à gestão pública no Maranhão ao longo dos últimos 50 anos, a SEDUC, implementou e atualizou diversos sistemas de gestão e adotou novos canais de comunicação externa.

Destaco aqui importantes sistemas de gestão interna: o Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEP), o Sistema de Administração de Escolas Públicas (SIAEP), utilizado no processo de ensino e aprendizagem, o Sistema de Seletivo de Professores e o Painel de Gestão Financeira. Para a comunicação com o público externo e divulgação das ações, a SEDUC utiliza canais nas redes sociais como o Instagram da Secretaria e do Secretário Felipe Camarão (@educacaoma e @felipecostacamarao), YouTube, o site da Secretaria, o sistema de ouvidoria, que pode ser acessado pelo site da SEDUC e o WhatsApp Business, que são números setoriais da SEDUC disponibilizados para atendimento remoto ao público.

Destaco também a Plataforma Gonçalves Dias, que foi mais uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão através da SEDUC para disponibilizar em formato de vídeo aulas, conteúdos para alunos no ensino médio de todo o Brasil. A Plataforma conta ainda com uma área específica para o pré-vestibular, voltada aos alunos e alunas que estão saindo do ensino médio e querem ingressar na universidade. Em breve, terá uma área específica para a realização de aulas remotas com salas de aula virtuais para alunos e alunas da rede estadual de ensino. Cito ainda as diversas plataformas online utilizadas pelos nossos professores para combater o período pandêmico e levar o ensino aos nossos alunos, tais como: google meet, Zoom e Whatsapp.

A cultura de trabalho que vem sendo criada na SEDUC aponta para o uso de tecnologias de informação e de gerenciamento dos resultados nas equipes. A tecnologia está instituindo novas práticas de gestão, promovendo desenvolvimento das competências de gestão e alavancando o comprometimento dos servidores. Além disso, a tecnologia apresenta-se como um viés de acessibilidade, transparência e possibilidade da real interação da sociedade sobre as ações da Secretaria. A implementação da tecnologia da informação é considerada uma maneira de viabilizar novos arranjos organizacionais possibilitando o amplo acesso às informações, tanto para o servidor, para o público externo e na relação entre ambos.

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