A lição Boliviana e suas contradições

Nos anos 90, o neoliberalismo impôs a governantes submissos e a parlamentares sem um projeto de desenvolvimento nacional uma série de mudanças na estrutura desses países: fim do conceito de empresa nacion

Isso permitiu às multinacionais adquirir reservas de petróleo, gás e ferro, eletricidade, telecomunicações e até mesmo a água, como no Amazonas.

O neoliberalismo eliminou direitos trabalhistas, aprofundou a miséria, transferiu patrimônio público para a iniciativa privada e dilapidou os recursos naturais. Os países, que já derrotaram essa política, procuram retomar o controle de seus recursos naturais.


O que ocorre na Bolívia e, provavelmente, se repetirá no Peru, com a vitória de Humala, é a expressão dessa contradição e não um fato isolado.

A British Gas, a francesa Total, a espanhola Repsol YPF, e a Petrobrás –  responsável por 15% do PIB Boliviano e por quase 10% das reservas de gás do país – pagam 5 centavos de reais pelo m3 de gás. Comprariam toda a reserva de 680 bilhões de m3 com algo como 16 bilhões de dólares. Obtém lucros e correm riscos inerentes ao capitalismo, inclusive o de eventuais processos de nacionalização, como ocorreu em 1937,1969 e agora. São vítimas da política neoliberal.

A Bolívia é um país pobre, cujo PIB de 9 bilhões de dólares é menor do que os 18 bilhões faturado pela ZF de Manaus em 2005. Se não vender seus recursos naturais pelo menos por um preço justo, seu povo não terá perspectiva. É o que pretende fazer. O caminho escolhido talvez não seja o mais simples, mas eles não têm “um novo caminho, apenas um novo jeito de caminhar”, conforme ensina o poeta Thiago de Melo.

A grande lição desse episódio é que não se pode depender de recursos alheios em setores estratégicos. A Petrobrás precisa concentrar seus esforços no Brasil para, enfim, viabilizar o gasoduto Coari-Manaus, Coari-Porto Velho e a exploração da bacia de Santos, dentre algumas de suas grandes reservas.

E a grande contradição é a postura de políticos neoliberais e de panfletos como a revista “veja”.
 

No auge do neoliberalismo esses políticos e seus “escribas de aluguel”, tudo fizeram para destruir a Petrobrás, indo da proibição da empresa fazer investimentos à tentativa de privatiza-la. Agora, repentinamente, passaram a demonstrar “grande preocupação” com os interesses da mesma na Bolívia.


Destilando um mal disfarçado ranço autoritário e expressando uma injustificada arrogância contra um povo irmão pobre, reconhecidamente frágil e sem maiores recursos bélicos, esses arautos do autoritarismo recomendam uma “ação enérgica contra a Bolívia em defesa dos interesses da Petrobrás!”.

Ah, como eu aplaudiria se essa “coragem” fosse contra uma ameaça real, digamos, os Estados Unidos. Mas para esse eles só batem palmas.

Como “a história não se repete, a não ser como farsa ou tragédia”, essa repentina mudança em relação à Petrobrás, que eles chamavam de “petrossauro”, está na categoria da farsa. Como?

Apesar de ter o controle administrativo da empresa, o governo só detém 32% de suas ações. Pequenos acionistas, incluindo trabalhadores, controlam 9%. O restante foi privatizado no governo FHC: 40% foi negociado em Wall Street e 19% foi parar nas mãos de especuladores como Daniel Dantas (Banco Oportunity), aquele que na CPI dos Correios recebia tapete vermelho da turma do PFL/PSDB.

Logo, se a Petrobrás for obrigada a pagar um preço maior pelo gás boliviano e não puder repassá-lo aos consumidores, como Lula tem afirmado, a conseqüência será a redução de sua lucratividade e a conseqüente queda de rentabilidade dos ativos desses especuladores. Eis a causa da mudança de comportamento.

A Petrobrás, não só pelas suas conquistas – dentre elas a da auto-suficiência em petróleo – mas, especialmente, pelo seu caráter estratégico, sempre mereceu e continuará merecendo especial atenção de todos os verdadeiros patriotas.

Essa gente, todavia, nunca se preocupou e nem se preocupa com a Petrobrás. A preocupação deles é com os magnatas que controlam suas ações e a lucratividade dos mesmos.


Ainda bem que pouca gente tem saudades deles!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor