A coragem de Nagisa Oshima

Nagisa Oshima é um cineasta que nunca deixou que a temática de seus filmes acatasse o sensacionalismo, nem simplesmente usou a linguagem expressionista para atrair o grande público.

O cineasta Martin Scorsese afirmou que o cineasta Nagisa Oshima era o mais corajoso cineasta, não só do Japão, mas do mundo. Certamente que Oshima é ou foi um artista da maior coragem e isso pelo fato de nunca ter vendido sua capacidade de criar um filme por dinheiro aos grandes produtores do mundo. Isso poderia ter acontecido quando ele realizou “O império dos sentidos”, onde mostrava pela primeira vez no cinema um ato sexual explícito e fez enorme sucesso de público. Ele fez dois anos depois outro filme com um tema semelhante, mas sem se deixar levar pelo sensacionalismo, simplesmente tratou de uma temática sexual, mas não deixando que as cenas atraíssem o público de forma pornográfica como poderia acontecer. E Nagisa Oshima é um cineasta que nunca deixou que a temática de seus filmes acatasse o sensacionalismo, nem simplesmente usou a linguagem expressionista para atrair o grande público. Todas as suas obras são densas e dramáticas para sim mostrar como vivem os seres humanos, particularmente no seu país, e como são submetidos à dominação social e à injustiça social.

Não anotei quando escrevi essa nota, mas não importa, pois é uma observação para todos os tempos.

Olinda, 20. 01. 23

Leia também: O documentário original – Governo Lula se afirmou

Lula estaria intranquilo?

Os comentaristas da GloboNews abriram o programa de hoje no Jornal das 10, Natuza Nery à frente, querendo saber por que Lula nessa administração está mais alterado em seus relacionamentos. E colocam isso como se fosse um grande defeito.

Como um bom Presidente poderia estar tranquilo à frente de um país como o Brasil, assumindo a Presidência com a situação que nós temos? Basta ver que foi forçado pelos acordos políticos feitos a colocar alguns bolsonaristas. Gente como o Juscelino Filho que a imprensa já denunciou que pediu um jatinho para ir quatro dias a São Paulo e ainda diárias. E já descobriram que ele foi simplesmente participar de um leilão de cavalos de raça. O ministro é criador no Maranhão de cavalos de raça.

E a questão que os comentaristas colocam é justamente que Lula tem que manter o apoio da população, e não só dos que nele votaram, mas também de outros. Sem dúvida. Um Presidente sem apoio será presa da oposição. Inclusive para golpes. Por isso mesmo acho que todo aquele que é favorável ao Governo Lula deve se pronunciar como uma forma de pressão contra a extrema direita. Não podemos vacilar.

Olinda, 03. 03. 23

A lonjura de toda busca

Eu não estou mais nesse mundo
E também ainda não cheguei num outro
E mais não sei como será o caminho
Meu desejo deveria ser simples
Entretanto a angústia esconde tudo
Como se viver num país onde as gueixas
Não sejam socializadas
E venham em sua busca e não o contrário
Com o tempo há a morte dos amigos
E quem não morre não tem tempo
Vamos e venhamos para cima e abaixo
Sofreguidão
Não podemos chegar ao desespero
E tentar nos aproximar de cada momento
Como se tudo fosse prazeroso
Mas não há varinha de condão
Quando será que a riqueza será distribuída
E os velhinhos terão direito a muito mais?
Eu pelo menos quero uma gueixa linda
E prometo deixá-la intacta
Embora a vontade seja destruí-la
E depois engoli-la inteirinha devagar
Eu sou um monstro como todos
E somente aparento uma fantasia
Guarda-chuva em plena solidão
Quantos dias ainda tenho que esperar
Para a minha própria libertação?
Vou-me imbora pra Tacaratu

Olinda, 17. 02. 23

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor