A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Renata Mielli

Jornalista, Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). Coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro da Coalizão Direitos na Rede. É Secretária Nacional de Comunicação do PCdoB.
O Artigo 19 do Marco Civil é constitucional mas precisa de ajustes

Diante da proliferação de conteúdos de desinformação, cresce uma pressão para mudar este artigo do MCI, alterando o que se chama de regime de responsabilidade dos intermediários.

Uma breve análise sobre o domingo de terror em Brasília

Ação do governo Lula e do STF vai permitir a identificação e responsabilização dos golpistas que foram a Brasília e dos líderes e financiadores do bolsonarismo. O repúdio generalizado ao golpismo, somado à ausência de Jair Bolsonaro, provoca um isolamento ainda maior do movimento antidemocrático.

Telegram, Youtube e outras plataformas são o embrião organizativo do golpismo bolsonarista

Se ainda restava dúvidas sobre a centralidade de uma discussão sobre a regulação dessas plataformas digitais, a devastação ocorrida neste 08 de janeiro evidenciou a urgência da pauta.

PCdoB debate cenário político e os desafios da reconstrução nacional

A presidenta Luciana Santos denuncia que há um quadro gravíssimo de desestruturação do Estado brasileiro, com descontinuidade de políticas públicas consolidadas.

Luciana Santos: Não pode haver no Brasil um teto fiscal que leve à fome

A presidenta nacional do PCdoB diz que o desafio é fazer o governo dar certo e enfrentar a desigualdade social e a mazela da fome

Pesquisas apontam vitória, mas não se pode subestimar o adversário

Pesquisa DataFolha revela a rejeição do governo e o desejo urgente de mudar os rumos do país. Apesar de apontar […]

Elon Musk: a compra do Twitter e o “direito” de ofender e mentir

O anúncio da compra do Twitter pelo bilionário norte-americano Elon Musk trouxe um misto de tristeza e revolta para quem luta contra as fake news e uma alegria incontida para a extrema-direita em todo o mundo. Renata Meilli e Gustavo Alves analisam.

PL das Fake News: o que é e por que está sendo sabotado

Projeto que visa enfrentar o abuso do poder econômico nas redes – e obrigar gigantes da internet a revelar quem financia a desinformação – foi travado na Câmara

Google posa de defensor do jornalismo para atacar o projeto que combate fake news

O Google usar o seu poder econômico para publicar anúncios em jornais de todo o Brasil, e sua dominância de mercado para estampar na sua home uma desinformação sobre o PL 2630 e tentar interferir no debate regulatório brasileiro é gravíssimo.

Big Techs espalham fake news para evitar lei que regule suas atividades, por Renata Mielli

Desde que o presidente da Câmara, Arthur Lira, reiterou que o tema é prioridade na agenda de deliberações da Casa, as empresas resolveram subir o tom e partir para o vale tudo, na tentativa de alterar ou até impedir a aprovação da proposta

Nazismo e liberdade de expressão

Não podemos naturalizar o discurso de ódio, não podemos naturalizar a discriminação, não podemos naturalizar o fascismo que cresce impune sob os olhos das instituições e da sociedade.

Não Olhe Para Cima alerta: as Big Techs podem destruir você e o mundo, por Renata Mielli

“Não Olhe para Cima e a ameaça apocalíptica vinda do espaço é apenas uma paródia, mas o perigo que as Big Techs sem regulação representam para a sociedade é a grande realidade escancarada pelo filme”

1 2