A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Pepe Escobar

Jornalista e correspondente de várias publicações internacionais
O RCEP salta sobre as Novas Rotas da Seda

Ho Chi Minh, na sua morada eterna, estará a saborear isto com um sorriso celestial. O Vietnã foi o anfitrião – virtual – quando as 10 nações da ASEAN, mais a China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, assinaram a Parceria Econêmica Regional Abrangente (Regional Comprehensive Economic Partnership, RCEP ) no último dia da 37ª Cúpula da ASEAN.

China: um país, duas sessões, três ameaças

O foco, como previsto, é colocar a economia doméstica da China, pós-Covid-19, no caminho do crescimento sólido em 2021.

A China atualiza sua ‘Arte da Guerra (Híbrida)’

Em 1999, Qiao Liang, então coronel sênior da Força Aérea do Exército de Libertação Popular, juntamente com Wang Xiangsui, um outro oficial da mesma patente, causaram tremendo furor com a publicação de Guerra Irrestrita: o Plano Mestre da China para a Destruição da América.

Como pensar o pós-lockdown planetário

Entre a irresponsabilidade das elites e a total fragmentação da sociedade civil, a Covid-19 como um interruptor está mostrando como o rei – o projeto sistêmico – está nu.

O que a inteligência dos EUA realmente sabia sobre o vírus “chinês”?

A Guerra Híbrida 2.0 contra a China, uma operação bipartidária dos EUA, está chegando ao extremo. Seu braço da guerra de espectro total ininterrupto, culpa a China por tudo o que está relacionado ao coronavírus – operando como uma tática diversionista contra qualquer crítica informada sobre o lamentável despreparo americano.

Covid 19: Brasil à beira de um desastre

De acordo com um estudo conjunto das universidades de São Paulo e de Brasília, o número real de brasileiros infectados pelo Sars-Cov-2 é 13 vezes maior do reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde.

Confúcio está ganhando a guerra contra o Covid-19

Compare-se a reação serena de centenas de milhões de asiáticos à crise do coronavírus com o medo, o pânico e a histeria ocidentais.

Quem lucra com a pandemia?

Não é preciso ter lido a obra de Michel Foucault sobre biopolítica para entender que o neoliberalismo – em crise profunda desde pelo menos 2008 – é uma técnica de controle/governo na qual o capitalismo de vigilância encontra-se profundamente arraigado.

Meia-noite no Planeta Quarentena: Dylan ataca de novo

Como um tiro ricochetando nas Portas do Céu, Bob Dylan acaba de lançar uma obra-prima que disseca o assassinato de JFK

China travou guerra híbrida com os Estados Unidos

Precipitação do surto de Covid-19 coloca Pequim e Washington em rota de colisão

O enigma do “acordo de paz” do Afeganistão

No que se trata do Afeganistão da realpolitik, as forças armadas dos Estados Unidos, com ou sem acordo, querem permanecer nessa valiosíssima base do Grande Oriente Médio, a partir da qual elas poderão empregar suas técnicas de guerra híbrida.

Pepe: Xi Jinping está comandando uma “Guerra Popular” científica

Segundo artigo do jornalista Pepe Escobar, a resposta da China ao vírus foi “de tirar o fôlego”.