A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Moara Crivelente

Doutoranda em Política Internacional e Resolução dos Conflitos, diretora de Comunicação do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), assessora da Presidência do Conselho Mundial da Paz e colunista do Portal Vermelho.
Síria também luta contra ocupação de Israel

Entrevista de dirigente do Partido Comunista Unificado da Síria, revela como se dá a resistência ao saque e usurpação de territórios pelos EUA, Turquia e Israel.

Líbano resiste ao avanço israelense, apesar da instabilidade política e econômica

Dirigente do PC libanês descreve o “desastre” político no país, embora tenha resistido de forma heróica aos avanços expansionistas de Israel e em solidariedade aos palestinos.

Conflito na Palestina faz países árabes repensarem relações com Israel

O político palestino Akel Taqaz explica que a comunidade internacional precisa entender que ciclos de violência vão continuar existindo, enquanto não houver uma solução satisfatória para seu povo

Militarização mira o Oriente Médio e os direitos do povo cipriota

Vera Polycarpou, do Partido Progressista do Povo Trabalhador (Akel-Chipre), analisa a militarização do Chipre e a influência das potências no Mediterrâneo

Finda a era Netanyahu: Com novo governo Israel segue igual

Está confirmada a derrubada de Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro de Israel. A coalizão de governo empossada neste domingo (13) pode parecer eclética e sôfrega, mas é, claro, sionista e seguirá no rumo colonial-neoliberal. Analistas locais prenunciam meses de luta por sobrevivência, com Netanyahu prometendo uma oposição ofensiva. Já se vislumbra o que isso significa num quadro em que, de estável, só a colonização da Palestina e a neoliberalização instituída em Israel.

O que a “overdose eleitoral” em Israel anuncia

Israel prepara-se para a quarta eleição em dois anos e as perspectivas não são promissoras: espera-se o recrudescimento da extrema-direita no governo, com maior participação de forças religiosas fundamentalistas no Parlamento.

Reunificação do Chipre está em jogo nas eleições do norte ocupado

O segundo turno da eleição na República Turca do Norte do Chipre será no dia 18 de outubro.

Entidades saúdam decisão saarauí de reconstruir e repovoar território

O secretário-geral da Frente Popular de Libertação de Saguía el-Hamra e Rio de Oro (Polisario) e presidente da República Árabe Saarauí Democrática (RASD), Brahim Ghali, anunciou que os saarauís reconstruirão e repovoarão o território que a Polisario libertou da ocupação marroquina. Nesta segunda-feira (31), entidades latino-americanas e caribenhas saudaram a decisão, também respaldada por outras entidades internacionais e cujos desafios o povo saarauí superará, como garantiu o presidente Ghali.

Líbano: Uma tragédia em meio à crise, ingerência e luta popular

Os acontecimentos do Líbano analisados pela ótimas dos comunistas locais.

Como Israel busca legitimar a anexação da Palestina | parte 1

Juristas palestinos, israelenses e internacionais dedicam-se a demonstrar como Israel busca legitimar a anexação e o apartheid para sustentar a ocupação militar e a colonização da Palestina. Entender a judicialização do despojo dos palestinos de seu lar é fundamental para a formulação de estratégias, inclusive pelos movimentos sociais. Vários instrumentos têm sido criados e uma entidade israelense oferece importante base de dados que pode ajudar.

União Europeia: Mais uma ‘armadilha da austeridade’ em meio à pandemia

Grande parte da mídia europeia noticia como “histórico” e mostra os líderes europeus congratulando-se pelo acordo alcançado nesta semana para o “resgate” de países mais afetados pela crise precipitada pela pandemia de Covid-19. Entretanto, o pacto firmado entre os chefes de Estado e Governo dos 27 membros da União Europeia está longe de ser a salvação anunciada.

Outro navio com fosfato extorquido pelo Marrocos deve chegar ao Brasil

Está a caminho do porto de Santos, com chegada estimada em 19 de junho, mais um navio carregado de fosfato saarauí, explorado e exportado pelo Marrocos. O Lalis D (IMO 9613666), de bandeira da Libéria, partiu do porto de El Aiún, no Saara Ocidental ocupado. A prática é reiterada: este pode ser o quarto cargueiro do tipo a chegar ao Brasil em um ano.

1 2