A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Luís Carapinha

Membro da Seção Internacional do Partido Comunista Português (PCP)
Uma OTAN para a Ásia?

O imperialismo tenta tirar o máximo partido da guerra armadilhada na Ucrânia. Malhar enquanto o ferro está quente é o princípio geral orientador do atual afã.

“Aukus, Quad, Cinco Olhos” – Nomes de Guerra

A aliança militar e tecnológica entre os EUA, Reino Unido e Austrália (Aukus) abre uma nova frente na escalada estratégica do imperialismo contra a China, na região vital que a terminologia dominante, desde Trump, decidiu designar de Indo-Pacífico (em vez de Ásia-Pacífico) para acomodar a Índia.

EUA, só um passo atrás do precipício

Num tempo invulgar e altamente turbulento não faltam temas salientes na atualidade internacional.

A década da desordem

Um relatório recente do Deutsche Bank com a sugestiva designação “A era da desordem” traça um cenário de turbulência generalizada para o mundo na década em curso.

Bielorrússia, o que está em causa

Os promotores da tentativa de golpe de Estado na Bielorrússia não desistem do objetivo antipopular de mudança de regime. Apesar da cada vez maior evidência que a Maidan bielorrussa tem a asa quebrada, procuram ainda provocar um ponto de ebulição que abrisse portas ao cenário de derradeiro assalto, tão almejado em Varsóvia e Vilnius, praças avançadas de uma operação cujos fios condutores levam invariavelmente aos EUA.