A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Julieta Palmeira

Médica e feminista, presidenta da Bahiafarma de 2011 a 2015, secretária de estado de Politicas para Mulheres da Bahia de 2017 a 2022.
Julieta Hernández: a mulher que se sonhava plena

Julieta Hernandez foi estuprada e assassinada por ser mulher. É a sociedade patriarcal que precisa mudar e que nos ameaça a vida

O que a declaração da cantora Luisa Sonza tem a ver com o patriarcado?

A declaração da cantora que terminou a relação após ser traída pelo namorado pode ser banal no sentido corriqueiro, mas é relevante e representa as dores de muitas mulheres

Barbie segue tendência à diversidade e expõe o patriarcado do mundo real

Qualquer iniciativa que ponha em foco o patriarcado é bem-vinda. Mas não dá para considerar o filme com a expectativa de que defende a luta das mulheres contra a desigualdade de gênero.

Nos 17 anos da Lei Maria da Penha ainda temos muito a conquistar

É mandatório enfrentar as causas da violência contra as mulheres, que são a desigualdade de gênero, fruto do patriarcado, o machismo e a misoginia.

Conferência Nacional Livre de Saúde das Mulheres mobiliza para a 17ª CNS

Conferência Jaqueline Góes acontece em 28 de maio, dia em que se visibiliza a luta contra a mortalidade materna, de forma híbrida, com plenária presencial no Rio de Janeiro.

Resistir é Esperançar, por Julieta Palmeira

Fortes ventos de resistência e esperança vem das mulheres, em especial das mulheres negras das comunidades periféricas.

Unir forças para enfrentar a violência contra a mulher

Governos e sociedade devem dar as mãos para enfrentar a violência contra as mulheres.

A violência contra as mulheres em tempos de Covid19

Recentemente, o presidente Bolsonaro para justificar o seu apelo para a população romper o isolamento social, atendendo à pressão de parte do grande empresariado e em contraposição à orientação das autoridades de saúde e sanitárias nacionais e internacionais, cita, entre outros itens, o aumento da violência contra as mulheres em decorrência da implementação da medida.