A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Jenny Farrell

Nascida na República Democrática Alemã, vive na Irlanda desde 1985; é professora, escritora e editora. É autora de um livro sobre o Romantismo Revolucionário Inglês e uma introdução marxista às tragédias de William Shakespeare. Escreve para a imprensa comunista na Irlanda, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Portugal e editou antologias de escrita da classe trabalhadora na Irlanda. É amiga e colaboradora do Vermelho em Dublin.
Ulysses, a epopeia de James Joyce

.

O Nobel Abdulrazak Gurnah, por Jenny Farrel

No dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, Abdulrazak Gurnah recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em nome da África negra

Em busca do romance marxista, por Jenny Farrel

“Literatura e arte são políticas – mesmo que seja por ignorar a realidade. Na obra de Rooney, a política se manifesta na representação de relações alienadas ao lado de declarações políticas explícitas”

100 anos de divisão da Irlanda

As exigências mais importantes – o estabelecimento de uma república soberana, o direito do povo irlandês de possuir a Irlanda, a liberdade religiosa e os direitos civis, a igualdade de oportunidades – foram abolidas de uma só vez pelo Estado Livre Irlandês.

Victor Klemperer: Idioma do Terceiro Reich

Klempererer compreendeu como a língua dos fascistas expressa sua desumanidade. “Incorporar o ódio aos judeus na ideia de raça. (…) Deslocar a diferença entre judeus e não-judeus para o sangue torna impossível qualquer compensação, perpetua a divisão e a legitima como querido por Deus”.

Caravaggio era barroco?

.

Há 250 anos nascia Walter Scott, autor do romance histórico

A história está desaparecendo dos currículos escolares, a consciência histórica é deliberadamente apagada. Os romances no cenário histórico retratam personagens […]

Palestina: A Irlanda envia um sinal

Parlamento em Dublin condena unanimemente a anexação de terras palestinas por Israel

O Cerco de Leningrado: Shostakovich e a escovação aérea da história

A música foi transmitida nas ruas e para as frentes para inspirar toda a nação. O Exército Vermelho planeja interromper a apresentação, bombardeando o inimigo com antecedência, para garantir o silêncio durante as duas horas necessárias para o show.

Comuna de Paris: Para virar as armas contra você, por Jenny Farrel

A trama desenvolvida em “Os dias de Comuna”, de Bertold Brecht, mostra os passos que os comunas dão para começar uma nova vida.

Albrecht Dürer – campeão dos camponeses

O gênio de Albrecht Dürer dominou de tal forma a arte da primeira revolução burguesa na Alemanha que foi chamada de época de Dürer.

1 2