A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Hesaú Rômulo

Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa representação política na América Latina. Colunista do Portal Vermelho [email protected]
A disputa eleitoral de 2022 no Maranhão

Os louros de um governo exitoso podem ser divididos com muitos atores, mas o peso de um eventual fracasso geralmente encontra só um ou dois sobrenomes.

Decifrando o enigma do Maranhão

Estado tem a menor mortalidade por covid do país

O esgotamento do federalismo: uma análise a partir do Maranhão

Estamos testemunhando em 2021 as consequências de atritos institucionais com um resultado imediato na vida das pessoas e no luto de milhares de lares brasileiro

Crônica de um ano que não vai acabar

Com todo o receio de ser confundido com um coach ou escritor de autoajuda eu digo que a chave é a renovação, e Gramsci já dizia isso no começo do Século XX.

Maranhão: diferentes realidades e diferentes desafios

As diferentes realidades que coabitam o estado do Maranhão revelam o desafio hercúleo de gerenciar uma crise sanitária com recursos escassos e em cenário nacional de descoordenação entre o principal gestor do SUS.

O limite populista de Bolsonaro

O presidente parece ter compreendido o seu limite populista com a ameaça de impeachment soando cada vez mais alto, derrota de sua agenda legislativa na Câmara e as seguidas perdas oriundas do STF.

Maranhão: entre a estabilização e uma segunda onda da Covid-19

A questão que Flávio Dino (PCdoB) enfrenta, uma vez mantida a tendência analisada até aqui, é o de seguir uma estratégia da retomada de atividades não-essenciais.

O erro das candidaturas avulsas!

Como a ideia de candidaturas avulsas pode prejudicar a democracia.