A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Ergon Cugler

Pesquisador CNPq da FGV e Gestor de Políticas Públicas pela USP. Associado ao Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP). É também membro da Comissão da Agenda 2030 da ONU para São Paulo.
Rússia x Ucrânia: fake news como propaganda de guerra híbrida

Em meio ao self service de (des) informação de guerras híbridas, na qual pode-se escolher qual versão dos fatos compartilhar, milhões de usuários nas redes sociais são utilizados como peso narrativo pelo soft power e fortalecem instrumentos de pressão e propaganda de potências globais, relata o Le Monde Diplomatique.

Políticos serão substituídos por Inteligência Artificial?

Seriam tais IAs e robôs genuinamente neutros em suas decisões? Ou mesmo capazes de decisões sensíveis a direitos e garantias fundamentais? Quem ou o que pautaria o Estado e as políticas públicas?

Da escola ao subemprego: o que resta à comunidade LGBTQIA+?

Para parcela das populações LGBTQIA+, a barreira formal e institucional ao ensino é cotidiana, o que reflete em mais portas fechadas no mercado de trabalho

Mais cortes na CT&I: você já defendeu a ciência hoje?

Com Ciência, Tecnologia & Inovação é necessário investimento programático, estratégico, ininterrupto, de qualidade e progressivo para que conhecimentos diversos estejam mobilizados e a postos para com a sociedade nos mais diversos cenários.

Ainda sabemos o que é real em meio a tanta desinformação?

Se antes já era necessário desconfiar de notícias falsas, agora até os vídeos que vemos podem ter sido alterados artificialmente com o objetivo criminoso de desinformar. Porém, sejam textos ou vídeos forjados, quem ganha quando a desinformação viraliza?

Reduzir desigualdades. Se não agora, quando?

Se o combate às desigualdades socioeconômicas nos une enquanto brasileiros, por que seguimos no topo do ranking da desigualdade mundial?

Pandemia escancara desigualdades e Estados de carência

Potencialmente letal aos grupos mais vulneráveis e nada democrática no alastramento, a pandemia veio para evidenciar mais as desigualdades já existentes

Quarentena não quebra a economia

A busca desesperada da elite econômica é a manutenção do lucro e das grandes fortunas intactas, mesmo que ao custo de “5 ou 7 mil vidas” como multimilionários brasileiros já defenderam pública e despudoradamente.