A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Boaventura de Sousa Santos

Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
A Europa e a guerra da Ucrânia, por Boaventura de Sousa Santos

Se a ONU quer ser a voz da paz e da segurança que consta do seu mandato, tem de assumir uma posição muito mais ativa e mais independente da dos países envolvidos.

O que o Peru ensina à esquerda, por Boaventura Santos

Indígenas e camponeses, ronderos, habituados a rondar as suas comunidades para garantir a segurança dos vizinhos, convergiram em Lima para vigiar e garantir o resultado das eleições, a própria democracia.

A ocupação colonial da Palestina por Israel: a solução final sem fim

Mais um cessar-fogo, depois de tantos outros, na ocupação colonial da Palestina por Israel, mais uma estatística de mortes para os arquivos do esquecimento, mais uma ocasião para pacificar a consciência da comunidade internacional.

Boaventura de Sousa Santos: os neoliberais não cairão suavemente

O que se passa na Colômbia não é um problema local, mas um problema nosso, das pessoas que prezam a democracia no mundo

Boaventura de Sousa Santos: O utópico e um Marx ignorado

As lutas sociais que marcam nossa época parecem destoar da visão eurocêntrica presente na obra do filósofo. Mas em seus últimos 15 anos ele produziu vastas anotações não publicadas, em que surge um novo pensamento

Boaventura: o avanço da direita e a causa oculta

Para impor “verdades” repetidamente desmentidas, as elites globais suprimiram o debate público e instalaram, em seu lugar, um mercado frenético e vazio de opiniões. Daí às “fake news” foi um passo