A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

A. Sérgio Barroso

Médico, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Campinas (Unicamp), membro do Comitê Central do PCdoB e diretor da Fundação Maurício Grabois (FMG)
Subdesenvolvimento, ilusão e tragédia

O ressurgimento do fascismo por aqui, a ascensão da extrema-direita, vinculam-se essencialmente às incursões das desgraças do capitalismo global financeirizado, socialmente cruel e exaurido

Losurdo: comunismo, teoria e história*

“Sejamos claros: a perseguição anticomunista no Ocidente liberal ou promovida por ele é tudo menos uma novidade. (…) a perseguição anticomunista não é realizada em defesa da segurança, mas da memória das vítimas. O crime de comunismo é, mais claramente do que nunca, um crime de opinião” (LOSURDO, 2022).

A. Sérgio Barroso: Teoria Marxista

O marxismo e o leninismo compõem o estatuto doutrinário de avançada ciência social. Ciência social que tem “lado”: o dos(as) proletários(as), não outro.

Bernanke: Nobel por ‘serviços prestados’ – uma nota

O modo como Bernanke se espantou com a crise de 2008, e agiu para criar nova bolha de papéis podres, ampliando a dimensão neoliberal da economia, foram motivos suficientes para um prêmio consagrador do capitalismo.

Celso Furtado: centenário de um grande brasileiro

Seu ideário confronta-se com a persistência de um grande número de países periféricos na pobreza e no atraso, o que processa uma viragem na reflexão da história econômica no plano internacional.

No tempo da morte, por A. Sérgio Barroso

Prospecções futurísticas sobre grandes tragédias são rotineiramente abertas ao fazer humano

Identidades ideológicas – e semiologia do anticomunismo

Uma crítica ao livro Sobre o Relativismo Pós-Moderno e a Fantasia Fascista da Esquerda Identitária, de Antonio Risério