Primeiro-Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, visitará Brasil em 26 setembro

Primeiro-ministro vietnamita se prepara para encontro no Brasil, enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, impulsiona acordos tecnológicos no país asiático

O primeiro-ministro Pham Minh Chinh e o presidente Lula durante encontro no G7, que aconteceu em maio no Japão| Foto: Duong Giang/TTXVN

Nesta terça-feira (12), durante as comemorações do 78º aniversário da fundação da República Socialista do Vietnã, no Porto Vittoria, em Brasília, a embaixadora Pham Thi Kim Hoa anunciou que o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, fará uma visita oficial ao Brasil em 26 de setembro. A embaixadora enfatizou a crescente importância das relações diplomáticas entre os dois países, destacando que em 2022 o volume de negócios comerciais atingiu quase 7 bilhões de dólares.

O encontro entre o presidente Lula e o mandatário vietnamita em maio deste ano, durante a reunião do G7 no Japão, ressaltou a necessidade da ampliação comercial entre os dois países, dada a magnitude das populações e economias do Brasil e do Vietnã. Ambos os líderes também concordaram que a cooperação em Ciência e Tecnologia deve aumentar.

Pham Thi Kim Hoa, em seu discurso, destacou que o Vietnã “estabeleceu relações diplomáticas com 192 países; e cresceu para se tornar uma economia dinâmica líder na Ásia-Pacífico. A nação é um elo importante em muitas ligações econômicas, acordos de comércio livre, cadeias de produção regionais e globais”.

Ela reforçou ainda que o Vietnã é um país de paz, amizade, cooperação e desenvolvimento, que cumpriu com sucesso muitas responsabilidades em fóruns multilaterais, implementando objetivos de desenvolvimento, protegendo os direitos humanos e contribuindo ativamente pela preservação da paz mundial.

Já Pedro Saboia, secretário da Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, ressaltou as boas relações bilaterais que completarão 35 anos em 2024. Ele anunciou que uma visita do primeiro-ministro vietnamita ao Brasil será acompanhada por uma grande delegação, incluindo sete ministros e outros autoridades de alto nível, destacando-a como um marco nas relações entre os dois países.

Visita de Joe Biden ao Vietnã

Em uma reviravolta histórica, nesta segunda-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita de 24 horas a Hanói, no Vietnã, onde anunciou um contrato de 7,8 bilhões de dólares para a compra de 50 aviões do tipo 737 da empresa americana Boeing.

Os dois países também assinaram um acordo de associação estratégica com foco em economia e tecnologia, especialmente no setor de semicondutores – com o claro objetivo de reduzir a dependência na relação com a China. O acordo visa beneficiar ambos os lados, garantindo o fornecimento de componentes eletrônicos essenciais para os Estados Unidos e promovendo o desenvolvimento tecnológico do Vietnã.

Em comunicado, o governo dos Estados Unidos elogiou “a capacidade (do país do sudeste asiático) para desempenhar um papel fundamental na criação das cadeias de abastecimento de semicondutores sólidas”.

Com meio século após um longo conflito no contexto da Guerra Fria, a visita de Joe Biden a Hanói foi marcada por uma cerimônia organizada pelo Partido Comunista Vietnamita, destacando a evolução das relações bilaterais ao longo dos anos.

O acordo entre EUA e Vietnã promete ser um passo importante na cooperação econômica e tecnológica, enquanto a visita do primeiro-ministro vietnamita ao Brasil sinaliza um compromisso crescente entre o Vietnã e as nações da América do Sul.

__
com informações de agências

Autor