Exposição de Sebastião Salgado celebra trabalhadores do mundo

Mostra “Trabalhadores” honra o trabalho humano ao redor do globo, exposição acontece até o final de janeiro

O museu interativo SESI Lab promove a exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado inaugurou, neste sábado (26), uma exposição que celebra os trabalhadores de todo o mundo. A mostra intitulada “Trabalhadores” apresenta 150 imagens em preto e branco capturadas por Salgado ao longo de seis anos, de 1986 a 1992. A exposição é o primeiro evento a ser realizado no espaço de exposições temporárias do Museu Sesi Lab, coordenado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

As fotografias retratam vividamente as vivências laborais em uma variedade de segmentos e os processos manuais de produção em diferentes partes do mundo. Aos 79 anos, o fotógrafo, nascido em Minas Gerais e radicado em Paris desde 1973, descreve a exposição como uma investigação visual da sociedade moldada pela Industrial.

Brasília (DF), 24/08/2023 – O museu interativo SESI Lab promove a exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado. Construída a partir de viagens realizadas entre 1986 e 1992, Trabalhadores oferece uma espécie de arqueologia visual da Revolução Industrial, período em que o trabalho manual foi o eixo central da vivência de mulheres e homens pelo mundo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Nesse projeto, quis documentar o fim da primeira grande revolução industrial, na qual o trabalho era extremamente importante. Durante seis anos, viajei pelo mundo em busca da presença da mão humana e na produção. Máquinas inteligentes estavam chegando às linhas de produção. Os computadores e a robotização estavam começando a substituir a força do trabalho” observou Salgado.

As imagens da exposição abrangem uma ampla gama de ocupações, desde a mineração até a agricultura e a indústria. Cada foto, com sua iluminação cuidadosamente escolhida, ângulo peculiar e nuances de preto e branco, oferece uma visão única do mundo do trabalho através dos olhos de Sebastião Salgado.

No Brasil, as fotografias icônicas de Salgado congelaram momentos históricos, como a multidão de garimpeiros em Serra Pelada, no Pará, carregando cargas pesadas em escadas de madeira. A exposição também documenta a vida dos trabalhadores rurais nas plantações de cana-de-açúcar durante o programa ProÁlcool, um incentivo do governo brasileiro para a produção de etanol.

Além das fronteiras brasileiras, as imagens capturaram diversas ocupações ao redor do mundo, desde o plantio de tabaco em Cuba até a fabricação de carros na Ucrânia e a exploração de minas de carvão na Índia. Cada foto é um testemunho do trabalho humano e de suas múltiplas facetas.

Brasília (DF), 24/08/2023 – O museu interativo SESI Lab promove a exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado. Construída a partir de viagens realizadas entre 1986 e 1992, Trabalhadores oferece uma espécie de arqueologia visual da Revolução Industrial, período em que o trabalho manual foi o eixo central da vivência de mulheres e homens pelo mundo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais do que uma simples exposição fotográfica, “Trabalhadores” é uma homenagem emocional aos esforços daqueles que constroem e transformam o mundo com suas mãos. Sebastião Salgado, o visionário por trás dessa coleção notável, expressou seu orgulho em apresentar esse trabalho no Brasil e destacou a importância de importância as muitas condições às vezes desafiadoras em que o trabalho é realizado.

Após sua abertura neste sábado, a exposição “Trabalhadores” estará aberta ao público até 28 de janeiro de 2024 no Museu Sesi Lab, em Brasília. Os visitantes poderão compreender a importância do trabalho humano e a necessidade de dignidade e remuneração adequada. A exposição também servirá como um lembrete poderoso das mudanças que a sociedade testemunhou desde a Revolução Industrial e como o manual de trabalho moldou nosso mundo de maneiras profundas e rigorosas.

Serviço

Exposição Trabalhadores
Período: 26 de agosto a 28 de janeiro de 2024.
Endereço: Museu Sesi Lab, Setor Cultural Sul, antigo Touring Club, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto;
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h;
Ingressos: bilheteria do Sesi Lab e pela internet;
Valores das entradas: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

__
Com agências

Autor