Veículos elétricos e hidrogênio verde devem atrair R$ 2,2 trilhões ao Brasil

Levantamento mostra que demanda por energia renovável aumentará com crescimento do PIB, eletrificação da indústria e produção de hidrogênio verde

Foto: Divulgação/ Ari Versiani/ PAC

A demanda extra por energia elétrica no Brasil, decorrente da eletrificação da frota de veículos e da produção de hidrogênio verde, deve movimentar cerca de R$ 2,2 trilhões até 2050.

O estudo foi feito pelo Portal Solar, franqueadora de projetos fotovoltaicos. Segundo o levantamento, a energia solar será protagonista nestas próximas três décadas após a descarbonização das economias.

Para atingirmos este novo cenário, será necessário adicionar cerca de 540 GW em sistemas fotovoltaicos, que serão centralizados e distribuídos para toda a população.

O estudo foi feito com base no cruzamento de dados oficiais e projeções de entidades setoriais, órgãos de governo e institutos internacionais. De acordo com o trabalho, a transição energética da atual frota de veículos circulantes do Brasil traria uma demanda adicional de 403 terawatts-hora/ano (TWh/ano), um volume que se aproxima da capacidade total de geração de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ou seja, seria necessário acrescentar 270 GW de capacidade instalada.

Além disso, a demanda por energia no País irá aumentar por uma série de outros fatores, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a eletrificação de outros setores, como a indústria, e a produção de hidrogênio verde.

Autor