Lula inaugura obra que levará internet rápida para 3 milhões no Norte

A Infovia 01 faz parte do programa Norte Conectado que pretende levar internet de alta velocidade para 59 cidades da região amazônica e mais de 10 milhões de pessoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta segunda (7) a Infovia 01, segunda etapa do programa Norte Conectado que pretende levar internet de alta velocidade para 3 milhões de pessoas. Lula e o ministro da Comunicação, Juscelino Filho, participaram da cerimônia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Os cabos de fibra óptica serão instalados no leito do rio Amazonas, entre Santarém (PA) e Manaus (AM). As cidades paraenses de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, além das amazonenses Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes vão estar conectadas a essa rede de alta velocidade.

“Os cabos vão permitir que o filho do pobre através da internet possa ter a mesma qualidade de aula que o filho do rico tem em qualquer lugar deste país”, disse Lula.

São 1,1 km de cabos implantados no leito dos rios amazônicos, formados por 24 pares de fibra óptica, cada um com capacidade para até 20Tb/s e pelo menos 25 anos de durabilidade.

A opção por submergir os cabos nos leitos dos rios amazônicos tem impacto ambiental menor. Caso a opção fosse rede enterrada ou por postes, quase 58 milhões de árvores poderiam ser derrubadas para garantir a extensão desta rede.

O programa Norte Conectado, do governo federal, está inserido no Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS). No total, serão implementadas oito infovias com capacidade para beneficiar 10 milhões de pessoas e 59 municípios da região.

De acordo com ministro da Comunicação, Juscelino Filho, a instalação das infovias possibilitará a integração dos equipamentos públicos com o mundo digital. “Onde essas infovias estarão passando será aberto uma rede metropolitana que levará conectividade com redundância e internet de qualidade para equipamentos públicos, como hospitais, unidades básicas de saúde, para escolas, para praças e outros vários equipamentos públicos”, disse o ministro.

A inauguração da Infovia 01 coincide com a viagem do presidente Lula a região Norte para a Cúpula da Amazônia, em Belém (PA). O evento receberá chefes de estado dos oito países que possuem a floresta no seu território, além da sociedade civil. O objetivo é definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.

Saiba mais: Universidades podem aliar conhecimentos tradicionais e acadêmicos

Saiba mais: Fórum das Cidades Amazônicas: Carta de Belém reforça cooperação sustentável na região

Autor