Em depoimento à CGU, Mauro Cid confirma pedido de Bolsonaro para reaver as joias

Em novo depoimento, ex-ajudante de ordem do ex-presidente reafirmou que Bolsonaro solicitou a retirada das joias sauditas na Receita Federal. Mauro Cid foi ouvido como testemunha e confirmou o que já havia dito em depoimento anterior

Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Foto: Secom

O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, prestou depoimento nesta quinta (1º) à Controladoria Geral da União (CGU). O militar voltou a dizer que Bolsonaro queria reaver as joias sauditas.

O tenente-coronel respondeu às perguntas na condição de testemunha e disse o mesmo que já havia dito em depoimento à Polícia Federal (PF).

Segundo informações do jornalista Cesar Tralli, da TV Globo, Mauro Cid informou que não houve ordem de recuperação dos itens de luxo, mas uma solicitação do ex-presidente. Cid afirmou à CGU que, em seguida a solicitação, entrou em contato com o então secretário especial da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes.

O secretário da Receita, por sua vez, confirmou que havia um pacote retido pela alfândega no Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas que, em novembro de 2021, o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já havia solicitado a liberação do item.

Mauro Cid informou que Júlio Cesar orientou o ex-ajudante de ordem sobre as tratativas que deveriam ser realizadas e os documentos necessários para solicitar a retirada das joias.

Autor