Lula confirma Cristiano Zanin para a vaga do STF

Zanin é conhecido por defesa vigorosa de Lula durante os processos da Lava Jato. Indicação aguarda a confirmação do Senado.

O advogado Cristiano Zanin defendeu o presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (1º/6) a indicação de seu advogado Cristiano Zanin, para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Lula, “o Brasil vai se orgulhar” de Zanin no STF.

“Todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Ele vai se transformar num grande ministro da Suprema Corte desse país”, escreveu o presidente nas redes sociais. No entanto, a indicação ainda depende da aprovação do Senado.

Cristiano Zanin ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Desde o início, o advogado que defendeu Lula nos processos da Lava Jato foi considerado um dos favoritos para o cargo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antecipou que a indicação ocorreria ainda nesta quinta e elogiou a escolha do governo, afirmando que Zanin possui condições necessáriar para assumir o cargo. “É alguém que reúne condições e predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse.

O nome do advogado será submetido à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O órgão é responsável por sabatinar os ministros indicados ao STF antes da votação no plenário.

Como é de praxe, o advogado será submetido à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por sabatinar os ministros indicados ao STF antes da votação no plenário. Pacheco acrescentou que Zanin “está animado, otimista, obviamente visitará os senadores para se apresentar”.

Quem é Cristiano Zanin

Natural de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, ganhou destaque nacional por sua atuação na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava-Jato. Enquanto Lula estave preso, Zanin tornou-se uma espécie de porta-voz, fornecendo atualizações regulares sobre a situação jurídica do presidente de fora da sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Como advogado de Lula, teve acesso direto a ele durante sua custódia. O então ex-presidente passou 580 dias preso em uma sala especial da superintendência da PF, no Paraná.

Zanin foi responsável pelo recurso ao STF que resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro e na reabilitação política de Lula, o que causou uma reviravolta na Lava-Jato. Ele também foi coordenador jurídico da campanha do presindente em 2022 e assumiu a área de cooperação jurídica internacional durante o governo de transição.

Aliados de Lula manifestaram desconfiança quando Cristiano Zanin entrou para a equipe, e parte do PT expressou insatisfação com a estratégia utilizada pelo advogado de não buscar prisão domiciliar para o ex-presidente. No entanto, as vitórias alcançadas junto ao STF, onde Zanin agora deve ocupar uma cadeira, aumentaram a confiança em seu trabalho.

Durante o julgamento que declarou Moro parcial, o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, fez um elogio significativo a Zanin: “Acho que falo em nome do tribunal ao reconhecer o brilhante trabalho da defesa. Sem dúvida nenhuma nós vimos um advogado que não se podesou de trazer questões ao tribunal, muitas vezes até ser censurado, incompreendido. Mas ele tinha, vamos reconhecer, uma causa muito difícil e muito personalizada”, afirmou Gilmar, visivelmente emocionado. Confira abaixo.

__
com informações de agências

Autor