IGP-M aponta queda de preços de 1,84% em maio

Em 12 meses, o índice geral de preços apresentou uma queda de 4,47%.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medida que avalia a variação dos preços de produtos e serviços no Brasil, registrou uma queda de 1,84% nos preços, o que significa que os produtos ficaram mais baratos. Essa queda foi ainda maior do que a observada em abril, quando os preços caíram 0,95%. Em comparação com maio de 2022, no entanto, os preços subiram 0,52%, ou seja, houve um aumento nos preços.

No acumulado do ano, o IGP-M teve uma queda de 2,58% nos preços. Considerando os últimos 12 meses, a queda acumulada chega a 4,47%. Em maio do ano passado, o índice acumulou uma alta de 10,72% nos preços.

Essa queda foi influenciada principalmente pelos preços no atacado, que são medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA). O IPA registrou uma queda de 2,72% nos preços, sendo a maior queda desde que identificou a ser registrado os dados históricos. Em abril, a queda havia sido de 1,45%.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços no varejo, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) tiveram aumentos nos preços em maio, sendo mais expressivos do que as taxas inflacionárias registradas em abril .

O IPC subiu de 0,46% em abril para 0,48% em maio. Já o INCC aumentou de 0,23% para 0,40% no mesmo período.

__
Fonte: Agência Brasil

Autor