Luciana Santos destaca papel das universidades para o desenvolvimento

A fala foi feita durante visita da ministra a universidades e institutos federais em Juazeiro (BA)

Ministra durante visita a Universidade do Vale do São Francisco (Foto: Divulgação)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, disse que as universidades públicas no país respondem por mais de 90% da produção científica nacional, sendo, por excelência, centros produtores de conhecimento com um papel central no desenvolvimento do país.

A fala foi feita durante visita da ministra a universidades e institutos federais em Juazeiro (BA).

Durante debate com a comunidade acadêmica na Universidade Federal do Vale do São Francisco, ela reafirmou a importância do conhecimento científico no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Leia mais: Protagonismo internacional impulsiona ciência brasileira, diz Luciana Santos

“Vimos a velocidade com que o vírus matava as pessoas e como a ciência, apesar do negacionismo, se mostrou pujante”, disse a ministra.

Visitas

Durante a visita a Juazeiro, Luciana Santos conheceu o laboratório MoscaMed, especializado no monitoramento de pragas, produção de insetos estéreis e treinamento em defesa agropecuária.

Ela visitou ainda o campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que possui mais de 36 mil estudantes em mais de 300 cursos presenciais – entre superiores, técnicos e de pós-graduação, e o Instituto Federal do Sertão, em Petrolina (PE).

Com informações do MCTI

Autor