Fascismo avança nos EUA com a Lei SB 264

Mais: Principal general ucraniano gravemente ferido / China e Rússia: “União que move montanhas” / Peru – Um país nas mãos da extrema-direita / entre outras notas.

Como não chamar de nazista a nova legislação imobiliária sancionada pelo governador da Flórida e aspirante à Casa Branca, Ron DeSantis? A lei SB 264, que já entra em vigor em 1º de julho, proíbe cidadãos da China, Cuba, Irã, Coreia Popular, Rússia, Síria e Venezuela de comprar imóveis na Flórida. O argumento é que a proibição tem a ver com a segurança nacional, sendo que as pessoas das nacionalidades citadas só podem comprar imóveis que estejam a 16 quilômetros de distância de qualquer uma destas instalações: quartéis, aeroportos, portos, estação de tratamento de água, instalações elétricas, usinas de energia… ou seja, na prática a restrição atinge quase todo o território do estado. Os que conseguirem um imóvel que atenda à exigência de distância mínima só podem comprar apenas um único pedaço de terra ou uma residência de até dois acres. Caso um sírio, por exemplo, seja herdeiro de um imóvel “proibido”, terá no máximo até três anos para vende-lo. Como todos sabem que ele é de uma nação “maldita” e que tem a obrigação legal de vender, não conseguirá nem metade do valor real pelo imóvel, lembrando o drama dos judeus sobre legislação semelhante na Alemanha nazi. Faltou um artigo exigindo que as nacionalidades atingidas usem uma braçadeira com o número da lei: SB 264.

A naturalização do fascismo

Mas tudo isso é tratado com grande naturalidade. A mídia hegemônica local especula mais sobre o impacto da lei na economia do estado do que sobre sua gritante imoralidade. Parte dela diz, mentindo descaradamente, que a legislação atinge “agentes” dos países citados (li isso até em sites brasileiros), tentando camuflar a brutalidade racista da norma, que atinge todas as pessoas das nacionalidades citadas, não importando se tenham ou não vínculos diretos com o aparelho estatal do seu país de origem. Ron DeSantis, governador da Flórida – que entre outras barbaridades, baniu o ensino de história afro-americana das escolas públicas do estado – anunciará finalmente, nesta quarta-feira (24), o que todos já sabiam, irá disputar com Donald Trump a indicação presidencial pelo Partido Republicano. Vejam a forma singela com que a agência Reuters apresenta o neofascista: “um homem cujas batalhas apaixonadas sobre bloqueios pandêmicos e questões culturais polêmicas o tornaram querido pelos conservadores”. Os sinais do avanço da ideologia fascista no mundo capitalista são nítidos.

Principal general ucraniano gravemente ferido, diz agência russa

Na Súmula Internacional do dia 18/5 registramos que o comandante-em-Chefe das Forças Armadas Ucranianas, o General Valery Zaluzhny, estava sem aparecer em público há dez dias, tendo inclusive faltado a uma reunião da Otan em Bruxelas, marcada para discutir a tão esperada contraofensiva ucraniana. Kiev sempre negou qualquer problema envolvendo o general e atribuía seu sumiço às tarefas de comandante geral. No entanto, nesta quarta-feira, a agência de notícias RIA Novosti, citando fontes próximas ao aparelho de segurança de Kiev, informa que o general foi gravemente ferido há algumas semanas em um ataque russo perto da cidade de Kherson. Segundo esta fonte, Zaluzhny sofreu um traumatismo craniano e vários ferimentos por estilhaços no início de maio, em um ataque com mísseis contra um posto de comando ucraniano não muito longe da vila de Posad-Pokrovskoe. O general havia passado por uma craniotomia em um hospital militar em Kiev após o ataque, afirmou a fonte. O prognóstico dos médicos é que o homem de 49 anos vai viver, mas não poderá mais exercer suas funções como comandante.

China e Rússia: “União que move montanhas”

O primeiro-ministro da Federação Russa, Mikhail Mishustin, chegou nesta segunda-feira (22) a Xangai para uma visita de três dias. Na terça (23) Mishustin participou de um fórum de negócios de alto nível em Xangai e terá reuniões com o primeiro-ministro chinês Li Qiang e com o presidente Xi Jinping. Li Qiang, confrontado com as críticas de alguns países à amizade entre China e Rússia, garantiu que a amizade sino-russa não será afetada por “críticas ou coação” de terceiros. Segundo o dirigente chinês, China e Rússia têm uma ampla gama de interesses comuns, inclusive na agricultura, “e a cooperação na agricultura é um setor relativamente novo e de grande importância pois a China precisa diversificar suas importações agrícolas”, disse Li. “A soja russa, por exemplo, deve substituir algumas das exportações dos EUA para a China“, afirmou o primeiro-ministro chinês. Já para Mikhail Mishustin, a expectativa é que o comércio entre os dois países fique em torno de US$ 200 bilhões em 2023, boa parte dele concluído em moeda local. Para o primeiro-ministro russo, a cooperação energética com a China continua sendo uma prioridade incondicional para a Rússia, e o fornecimento de gás natural e carvão aumentou constantemente. Além da energia tradicional, a Rússia também está preparando novos projetos com a China no setor de energia renovável, disse Mishustin, que acrescentou: “como dizem nossos amigos chineses, a união pode mover montanhas”.

Peru – Um país nas mãos da extrema-direita e do imperialismo

Governo e parlamento do Peru estão irritados com recentes declarações de Gustavo Petro e Evo Morales. O presidente colombiano por diversas vezes expressou seu apoio ao ex-presidente Pedro Castillo, atualmente preso, e denunciou que a polícia peruana age como uma tropa nazista. Nos protestos populares contra o afastamento e a prisão do ex-presidente, as estimativas mais modestas apontam mais de 60 mortos pela polícia. Já o ex-presidente boliviano, Evo Morales, declarou que o Peru é um país governado desde Washington. Ambos têm razão e dois fatos recentes corroboram isso. 1º – No dia 17/5 a Suprema Corte do Peru determinou que o protesto cidadão é crime, mesmo que seja pacífico, uma vez “que não é reconhecido na Constituição ou em qualquer outra regulamentação legal”. Na sentença, divulgada pela imprensa local, a Câmara Criminal do Supremo Tribunal Federal do Peru afirma que apenas a greve de fome ou a greve de trabalhadores (desde que não organize manifestações públicas) são legítimas. 2º – Neste domingo-feira (21), o Congresso peruano autorizou que forças armadas do exército estadunidense entrem e estacionem no país por nada menos do que seis meses, o que causou a revolta de Evo Morales, já que a presença destas tropas representa um perigo para a soberania de toda a América Latina. O Congresso peruano, dominado pela extrema-direita apressou-se, no caso de Gustavo Petro, a declará-lo “persona non grata” e a presidenta Dina Boluarte retirou o embaixador peruano de Bogotá, em protesto. Quanto a Evo Morales por enquanto nada. Provavelmente estão esperando instruções de Washington.

Começa o cessar fogo no Sudão

A agência Europa Press informa, em matéria publicada nesta terça-feira, que o Exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (RSF) acordaram um cessar-fogo de uma semana que entrou em vigor na noite de segunda-feira e que as Nações Unidas esperam que abra “o caminho da paz”. O representante especial da ONU para o Sudão, Volker Perthes, garantiu que “vidas e infraestruturas estão sendo destruídas pelo conflito que está já se estendendo por cinco semanas. A situação de segurança está impedindo a entrega de ajuda humanitária”, denunciou, alegando esperar que esta trégua seja eficaz e que permita o envio de ajuda, o que por sua vez serviria para dar um impulso às conversações de paz. Os civis, lamentou, pagaram um alto preço pela “violência sem sentido”, que até hoje, segundo dados da ONU, já custou a vida de mais de 700 pessoas, incluindo 190 crianças. O conflito deixou, de acordo com levantamentos preliminares, mais de 6.000 feridos e milhares de desaparecidos, além de desalojar mais de um milhão de pessoas.

Biden ameaça aprovar aumento do teto de forma unilateral

Diante do impasse nas negociações com o partido republicano sobre um acordo de limite de dívida e das pressões para que não ocorra o calote, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou ter autoridade para elevar unilateralmente o teto da dívida, valendo-se da 14ª Emenda à Constituição dos EUA, que estipula que “a validade da dívida pública americana […] não pode ser questionada”. No final de janeiro, os EUA atingiram o limite da dívida de 31,4 trilhões de dólares, e se este teto não for aumentado ou suspenso até o dia 1º de junho, várias obrigações do governo não poderão ser pagas pelo tesouro. Uma delas é o pagamento de títulos dos EUA, que tem grande importância no sistema financeiro global. A falta de um pagamento desencadearia um colapso de proporções históricas em Wall Street. “Seria absolutamente cataclísmico”, disse Mark Zandi, economista da Moody’s Analytics, ouvido pela Reuters.

Putin reafirma que a Rússia não está em guerra

O Presidente russo, Vladimir Putin, assegurou nesta terça-feira que o seu país “não iniciou nenhum tipo de guerra” e afirmou que a “operação militar especial” iniciada no final de fevereiro de 2022 na Ucrânia é natureza defensiva. “Muitas vezes nos dizem que a Rússia começou algum tipo de guerra. Não, a Rússia, com a ajuda de uma operação militar especial, está tentando impedir que uma guerra seja travada contra nós”, declarou. Informação da Agência Europa Press.

Autor