RJ: Religiões se unem em campanha contra armas de fogo

Ato foi convocado pela Viva Rio e teve como tema “A força da fé no controle das armas de fogo”

Reprodução Redes Sociais

No domingo (21) ocorreu no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ), o ato “A força da fé no controle das armas de fogo”, convocado pela organização social Viva Rio. A manifestação contou com representantes de diversas religiões para pedir para as autoridades controle quanto ao acesso às armas como forma de diminuir os índices de violência.

Estiveram presentes católicos, evangélicos, candomblecistas, umbandistas, kardecistas, além de vítimas da violência urbana e familiares. A Viva Rio desenvolve desde 1993 atividades pela contenção da violência na capital fluminense. A programação contou com apresentações musicais, caminhada e, em parceria com a prefeitura, foram montadas tendas para vacinação contra a covid-19 e a gripe.

Leia também: PF faz operação para prender quem não recadastrou armas

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que, no Brasil, foram 47.503 vítimas de mortes violentas intencionais, em 2021. Desse total, 76% envolveram armas de fogo – o que comprova a necessidade de maior controle para evitar que tragédias continuem se repetindo no país.

Segundo o fundador e diretor de relações institucionais do Viva Rio, Sebastião Santos, a campanha visa cobrar uma atuação de segurança pública mais voltada para a inteligência, em detrimento da utilização de armas de fogo, assim como o ato marca o início de uma campanha nacional pelo maior controle de armas em todo o país:

“Temos que parar com estes tiroteios absurdos que apavoram crianças, tiram a vida de pessoas inocentes e destroem famílias inteiras. A paz é plenamente possível”, disse. “Tenho plena convicção de que existe um outro mundo possível, uma outra sociedade possível, um outro Rio de Janeiro possível. Cada coração que está aqui tem um grãozinho de mostarda que pode nos transformar em um revolucionário pela paz”, completou.

*Informações Agência Brasil. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor