Senado aprova Luiz Fernando Corrêa diretor-geral da Abin

Indicado por Lula, ele comandou Polícia Federal entre 2007 e 2011

Luiz Fernando Corrêa | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação de Luiz Fernando Corrêa para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções. Sua indicação já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 4 de maio. Ex-delegado da Polícia Federal, Corrêa esteve a frente da instituição durante o segundo governo do presidente Lula.

Aos senadores, o novo diretor explicou o papel estratégico da agência no fornecimento de informações que subsidiam as decisões do Presidente da República no enfrentamento de eventuais ameaças à proteção da soberania nacional, Constituição e estado democrático de direito. Além disso, destacou o trabalho da Abin na segurança cibernética, em colaboração com a Polícia Federal e a Polícia Civil, e a necessidade de contratar mais servidores, já que mais de 75% das cargas estão vagas.

”A carência de pessoal, em que pese não ser exclusiva da ABIN, é bastante crítica na agência. Hoje somos cerca de mil e trezendos servidores em todo o país e no exterior. A desproporcionalidade entre o orçamento e a missão da ABIN, com atuação em todo o território nacional e internacional, dão a dimensão dos desafios que enfrentaremos com o apoio de vossas excelências”.

Corrêa afirmou que a Abin possui um setor dedicado ao monitoramento do crime organizado e à infiltração nos órgãos de Estado. Ele garantiu acesso direto ao Presidente da República, mesmo estando subordinado à Casa Civil, e garantiu que a agência acompanha de perto uma ação de grupos extremistas.

Luiz Fernando Corrêa

Luiz Fernando Corrêa nasceu em 1958, no município de Santa Maria (RS). Formou-se em direito em 1986 pela Universidade do Rio Grande. Ele iniciou sua carreira policial em 1980. Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, atuou como diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.

Abin

Criada em 1999, a Abin é um órgão da Presidência da República e está vinculada à Casa Civil. A agência fornece ao presidente da República e aos ministros informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade. Cabe à Abin analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.

__
Fonte: Agência Senado
Edição: Bárbara Luz

Autor